quarta-feira, 18 de março de 2015

Emendas de Roberto Rocha priorizam povos indígenas e repartição de benefícios



O senador Roberto Rocha (PSB/MA) mostrou preocupação com a proteção do conhecimento desenvolvido por povos indígenas e comunidades tradicionais sobre a fauna e flora nativas. Emendas do parlamentar maranhense estão incluídas entre as 116 modificações apresentadas ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 2/2015, que estabelece o marco legal da biodiversidade.
Uma das emendas do senador maranhense pede a substituição do termo “populações indígenas”, utilizado no projeto, pelo termo “povos indígenas”. A mudança visa adequação à Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil. “Queremos deixar claro, entre outras coisas, que os povos indígenas são sujeitos de direito, inclusive o direito de serem consultados nas políticas que os afetam”, explicou Roberto Rocha.
Além de Roberto Rocha, outros oito senadores também apresentaram emendas para que a expressão seja padronizada no PLC 2/2015. Outra reforma sugerida pelo senador maranhense suprime um artigo da lei que permitia que os benefícios de produtos resultantes de acesso ao patrimônio genético realizado antes de 29 de junho de 2000 não fossem compartilhados. Ele argumenta que o patrimônio genético é patrimônio da sociedade brasileira e seus benefícios devem ser repartidos, mesmo que não esteja entre os principais elementos de agregação de valor.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe