quinta-feira, 19 de março de 2015

Mais de 21 mil cadastros do Bolsa Família podem ser cancelados no Maranhão



No Maranhão, 21.469 famílias ainda necessitam atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico), o cadastro que habilita o acesso aos programas sociais do governo Federal como o Bolsa Família, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O prazo para revisão cadastral termina nesta sexta-feira (20). A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes).

Deve atualizar os dados até sexta-feira quem não realizou o procedimento até o dia 16 de janeiro e, por isso, já está com o benefício bloqueado. Quem não o fizer, terá o benefício cancelado a partir do mês de abril.

O ministério esclarece, quando o benefício é bloqueado, a família não recebe o dinheiro, mas continua vinculada ao Bolsa Família. O cancelamento significa que a família foi desligada do programa e só poderá reverter a situação após um prazo mínimo de seis meses.

A atualização, que deve ser realizada nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município, reverte a situação de bloqueio.

A secretaria esclarece que a chamada ​para a revisão cadastral é feita às famílias ​por meio de mensagens escritas nos extratos de pagamentos do benefício.

A atualização deve ser feita sempre que ​os beneficiários ​mudarem de endereço, quando os dependentes mudarem de escola, houver alteração de renda das pessoas declaradas no cadastro, inserção de novo dependente, mudanças de registro civil, entre outros casos.

Segundo o ministério, em todo o país, aproximadamente 300 mil famílias ​ainda estão ​em situação irregular​ junto ao CadÚnico​.

Documentos
Para efetuar a atualização cadastral, é necessário que o titular do cartão apresente RG​​, CPF ou Título de Eleitor e comprovante de endereço atualizado.

Para crianças e adolescentes com idade até 18 anos, é preciso certidão de nascimento e declaração escolar dos últimos três meses. Crianças de 0 a 7 anos incompletos precisam apresentar cartão de vacinação ​atualizado.

Para membros da família maiores de idade, qualquer documentação nacional como carteira de trabalho (obrigatório para quem trabalha de carteira assinada), certidão de nascimento ou casamento, CPF e título de eleitor​ são exigidos​. (G1MA)


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe