segunda-feira, 30 de março de 2015

Prefeitura de Icatu constrói escola em povoado do município



A prefeitura de Icatu, administrada pelo prefeito José Ribamar Gonçalves, o Dunga (DEM), construiu e já inaugurou uma escola de seis salas de aulas no povoado Santa Maria de Guaxenduba, zona rural do município.
A construção do prédio escolar foi em parceria com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE e a prefeitura.
A obra foi inaugurada no dia 12 deste mês e irá beneficiar centenas de alunos do próprio povoado e de outras localidades circunvizinhas. Essa é mais uma bela obra que o prefeito inaugurou no Município. Na última quarta-feira (25), Dunga também entregou o novo prédio da prefeitura, onde funciona também várias secretarias municipais. Reveja
O prefeito Dunga tem se destacado como um dos melhores prefeitos da região do Munim e Lençóis maranhenses durante seu primeiro mandato à frente no comando da prefeitura. Mesmo com muita dificuldade financeira, já que o município de Icatu sobrevive basicamente do fundo de participação do município – FPM, mas ele sempre tem feito do pouco muito, garantido grandes obras e melhorias para o povo da cidade.
Icatu fica a 51 km de Bacabeira, e é uma das mais antigas cidades do Maranhão.
A História do povoado Santa Maria, segundo o historiador icatuense José Almeida
Arraial de Santa Maria de Guaxenduba foi o primeiro povoamento Português em terras maranhenses, marco inicial da colonização Portuguesa no Maranhão. Os Lusitanos, também, em agradecimento ajudarão a construir sua primeira Igreja no Maranhão, junto ao povoado, por entenderem que a enigmática vitória foi proporcionada pelo sobrenatural. Jeronimo de Albuquerque veio ao Maranhão para acomodar seus 200 flecheiros e suas famílias que trouxeram na armada milagrosa e que lutaram bravamente na batalha funfou, uma aldeia bem perto do arraial. Essa localidade é hoje o povoado Santa Maria, uma comunidade quilombola. Assim que o General Alexandre de Moura tomou dos franceses o forte de São Luis, em novembro de 1615, ele achou conveniente mudar para outra parte do arraial de Santa Maria de Guaxenduba, mais para perto da foz do rio Munim, à margem direita.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe