terça-feira, 24 de março de 2015

Vereador quer esclarecimentos sobre produção e procedimentos da Saúde em Rosário


O vereador Carlos do Remédio (SD) vice-líder do governo Irlahi Linhares (PMDB) na câmara, solicitou através de requerimento aprovado por unanimidade na sessão de ontem (23), relatório oficial de produção e procedimentos da Secretária de Saúde de Rosário, que o vereador Pedrosa Necó (PSB), líder do governo, apresentou na sessão do último dia 16 na tribuna da casa.

Os requerimentos do vereador foram especificamente voltados para o programa saúde bucal, mas os debates dos parlamentares nos dias 16 e 23 deste mês na tribuna da poder legislativo foram em relação, a pelo menos, três tipos de procedimentos.

A apresentação do relatório gerou uma certa dúvida entre os vereadores quanto aos envios de informações que a secretaria estaria enviando ao sistema do Ministério da Saúde, o DATASUS. RELEMBRE

As maiores suspeitas dos parlamentares estão na informação de que o município teria realizado procedimentos nas áreas de cirurgias, internações e a formação de nove equipes de saúde bucal e o quantitativo de quase 4 mil atendimentos na área bucal. Segundo o vereador Carlos do Remédio, apenas um consultório odontológico está funcionando em todo o município.

Quanto aos procedimentos cirúrgicos que, segundo a secretaria foram 9.090, o SESP, o único hospital público da cidade, está com o centro cirúrgico fechado desde o mês de janeiro de 2013, data em que Irlahi assumiu a prefeitura de Rosário. Uma comissão de vereadores já fizeram várias inspeções no hospital e constataram ‘in loco‘ a situação. Uma inspeção foi realizada ainda sob a presidência do vereador Léo Cavalcante (PTB) em 2013, e a outra já na presidência do vereador Agenor Brandão (PV) no início deste ano.

O requerimento pede à secretaria de saúde que envie informações oficiais do quantitativo de quantas equipes cadastradas do programa saúde Bucal estão em funcionamento em Rosário e os locais onde as referidas equipes e gabinetes odontológicos estão atendendo, além do número de funcionários das equipes, bem como seus nomes e dias de trabalho.

Outro requerimento, desta vez ao conselho municipal de saúde, também foi aprovado na mesma sessão e de autoria do mesmo parlamentar, que solicita as mesmas informações à presidente do conselho municipal de saúde, Kátia Oliveira.


Os vereadores pretendem saber se as informações contidas no relatório da secretaria lido por Necó estão de acordo com a situação atual da saúde pública do município. A ideia principal, segundo eles, é descobrir se está havendo uma espécie de adulteração de procedimentos para beneficiar o município com mais verbas da saúde.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

6 comentários:

  1. fala sério , não dá pra confiar nesses vereadores, há poucos dias eles filmaram e fotografaram, uma montanha de lixo hospitalar e cirúrgico,a cumulado nas dependências da unidade mista de saúde de rosario, o (Sesp )agora eles afirmam que o centro cirúrgico está fechado desde janeiro de 2013 e a mesma comissão composta pelos mesmos vereadores, já fizeram no início de 2014 e constataram que o dito cujo continua fechado , este blog publicou as fotos e sem perceber a contradição, entre o fotografado encontrado ,publica as afirmações que o centro cirúrgico continua fechado a pergunta é de onde surgiu o descarte cirúrgico (lixo) ?

    ResponderExcluir
  2. a prefeita irlahi mente todos os dias da forma mais descarada e vergonhosa quando diz que a saude não tem verba pra funcionar com qualidade.tudo conversa pra boi dormir e enganar o povo.dinheiro tem e muito,só que é aplicado na clinica nossa senhora do rosario que por coincidencia é de propriedade da prefeita.o que que tu me diz?

    ResponderExcluir
  3. De súbito até achei que não fosse possível, porém existe o que chamamos de pequenas cirurgias que não precisa necessariamente de ambiente de centro cirúrgico para ser realizado.
    Exemplo: sutura de testa quebrada, de corte de fação , drenagem de abscesso(na linguagem popular: tumor cheio de pus), drenagem de abscesso de mama , etc.
    Uma única sutura ou excisão custa 23,16 e não precisa de centro cirúrgico kkkkkk imagina a pessoa que chega com 03 cortes superficiais, o que é bem comum em Rosário e adjacências

    Uma drenagem de abscesso de mama por exemplo custa r$ 171,51 em ambiente hospitalar(não precisa ser em centro cirúrgico)
    Façamos uma pequena continha :Total gasto/ número de procedimentos : 478415,49/9090 = 52,63
    Uma média de R$ 52,63 por procedimento.
    - Lembrando que o valor dos procedimentos variam de 23,16 a 171,51 ou mais.
    É possível sim, pois apesar de não ter centro cirúrgico deve ter uma sala de pequenas cirurgias que não requer alta complexidade.
    A atitude dos senhores vereadores é válida sim, é sempre bom expor e debater esses dados juntamente com os fatos.

    ResponderExcluir
  4. Esse mesmo vereador, conhecido por todos de vereador Tufão ajudou a eleger Irlahi e é vice líder dela na Câmara. Acontece que ela não está dando pra eles o que eles querem dinheiro. Eles inventam que vão investigaR pq tem muita coisa podre mesmo, só para ela chamar e dar um cala boca pra eles. Agora esse Tufão anda com Willame debaixo do braço fazendo campanha. Será que Irlahi que liberou?

    ResponderExcluir
  5. Reitero que pelo tamanho da população a quantidade de pequenos procedimentos( pequenas cirurgias que não necessita de centro cirúrgico) poderia até ser um valor maior.

    ResponderExcluir
  6. O dado é anual :9090/360= Média de 25,25 pequenas cirurgias todo dia. (Hospita + Postos de Saúde)
    Se houve isso já é outra história

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe