segunda-feira, 13 de abril de 2015

Aprovado em 2º turno projeto que proíbe desmatamento ilegal em Rosário




O projeto de lei de autoria do vereador Pedrosa Necó (PSB) foi aprovado em segundo turno durante a sessão desta segunda-feira (13), na câmara municipal de Rosário.

A matéria estava sendo analisada nas comissões de legislação e justiça e meio ambiente, onde a segunda é presidida pelo vereador Luis Carlos, o Kiko (PP), primo de alguns ceramistas da cidade, principais alvos do projeto.

O autor do projeto elogiou a postura da casa por ter aprovado a matéria tão importante para o município, principalmente para a população da zona rural que são mais afetadas com o desmatamento.

No final do mês passado a comunidade de São Miguel se manifestaram contra a derrubada de árvores nativas na região, que está causando prejuízos à comunidade e ao meio ambiente. Segundo apuração, carradas e carradas de lenha sai diariamente da zona rural com destino às cerâmicas de Rosário.

Todos os parlamentares apoiam o cumprimento da lei, e que as práticas ilegais sejam extintas no município.

O vereador Kiko, presidente da comissão que analisou o projeto, reiterou o voto dizendo que não poderia ser contra a proposta, no entanto, explicou que as cerâmicas de seus parentes têm comprado lenha com nota fiscal vindas de outros municípios do estado. Segundo ele, essas cerâmicas não estão incluídas nas reclamações obtidas na matéria.

Kiko, assim como outros parlamentares, ficaram indignados com o vereador Pedrosa Necó, que insinuou que vereadores teriam levado informações aos ceramistas sobre a tramitação do projeto na câmara. Os vereadores queriam que o líder do governo Irlahi Linhares se retratasse e citasse o nome em plenário para não deixar os doze vereadores em suspeição diante da galeria da casa.

O presidente da câmara, vereador Agenor Brandão (PV) também usou a tribuna para enaltecer a aprovação da matéria. “Eu não poderia deixar de usar a tribuna por que eu sempre falava que a união faz a força, e eu sempre acreditei na aprovação desse projeto”.

Brandão disse que anos atrás já chegou a prender 16 carradas de lenha na zona rural, no combate ao desmatamento na região. Segundo ele, essa prática não tem controle e se os poderes permitissem a continuidade do desmatamento desenfreado, daqui a poucos anos o município de Rosário não teria mais mata.

Brandão disse ainda que um dos responsáveis por este tipo de caso é o INCRA, por que, segundo ele, tira uma comunidade de um local e joga para outro, e ai a população fica sem alternativa de trabalho e começam a realizam retirada de madeira ilegalmente para sobreviver.

Espero que o projeto seja sancionado pela prefeita Irlahi para que acabe com esse problema. Também elogio a postura do vereado Kiko quanto a aprovação da matéria, que, inclusive, é o presidente da comissão de meio ambiente, mas, mesmo assim não negou o voto em favor do fim do desmatamento”. Completou.

Ao final do discurso, o presidente criticou a conduta do vereador Necó por ter insinuado e levantado injúrias contra um dos doze parlamentares da casa.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

12 comentários:

  1. O título já é um pleonasmo, pois se é ilegal já crime. Criminalizar o que já Criminalizar o é um atestado de burrice com todo respeito ao nobre edil que poderia fazer um projeto mais útil ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Um projeto que na teoria e na prática não muda nada. Uma vergonha morar numa cidade onde existem vereadores que se prestam a votar nisso, poderiam emplacar abstenção dos seus votos e não pagar esse mico junto com Necó que quer usar a matéria para se promover e queimar Kiko, Não que Kiko seja um santo como é Calvet Filho para alguns, mais forçaram.

    ResponderExcluir
  3. Procura e pagar os teus funcionários vários décimos e férias pendente.do comercial Brandão

    ResponderExcluir
  4. Esse projeto é a maior piada dos últimos anos. Proibir o proibido? Kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Desmatamento já é crime há mais de 30 anos, as leis já existem. Tem é que prender esses vereadores por deixar desmatar e não atuar para cumprimento das leis existentes.

    ResponderExcluir
  6. Proibir o proibido? Diabo é isso? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Matéria de competência da União, votada pelo Congresso Nacional, já é crime há muito tempo, agora vi que esses vereadores não têm o que fazer, isso é o que dá votar em vereador analfabeto político, nem as leis que existem os caras leem. O cara inventou a roda.

    ResponderExcluir
  8. Amigos trabalhadores das cerâmica eu trabalho muito tempo , meus estudos sao pouco , esse necó , bandido só vive de política , nunca trabalhou , agora q prejudicar as única fonte de trabalho em Rosário , as cerâmica , procure fazer lei , pra trazer empresa pra cá ,

    ResponderExcluir
  9. Vereador necó , nunca trabalhou só vive de políticas , seu irmão ganhar 3 mil, seu filho 1500 reais sem trabalhar , ele ganha 5 mil reais , da prefeita , esses dinheiros poderia sem comprado de remédios por sesp , 2016 diga não a esse tipo de político

    ResponderExcluir
  10. Lamentavel, a lei que proibe desmatamento existe ha muito tempo, será que os vereadores de Rosario nao sabem disso? Não tem outra coisa a fazer senão aprovar os projetos do vereador necó. Voces vereadores deveriam esta se preocupando em montar projetos para atrair novos investimentos para a cidade, enquanto exitir esse tipo de mentaliddade,perseguição, inveja, essa cidade nao irá atrair investimentos. Voces vereadores estao conseguindo o tão almejado sonho de voces, fecharem as menores empresas, não por causa de proibir desmatamento, mais pela perseguição, falta de incentivo, porque voces, ao invés de tantos projetos, porque voces nao montam uma comissao e vao visitar as empresas que ainda restam que ainda dão emprego para ver suas realidades. Talvez seja porque voces nao estejam preocupados, com peqquenos empreendimentos, só com os megas, como a petrobras e o lixao,aliás esse ultimo foi presente do vereador necó e outros que ainda estão no mandato para a população de Rosario.

    ResponderExcluir
  11. População de Rosario, esse bando de projeto inutil, igual a quem os faz, isso é uma maneira desses vereadores enganarem a população para dizer que estão fazendo akguma coisa, olho vivo neles, as eleiçoes de 2016 se aproximam, escolham melhor seus representantes.

    ResponderExcluir
  12. Porque esses vereadores não se preocupam com a retirada dos Manguezais Caranguejos e a pesca que acontece em pleno período de piracema deveriam ir da uma volta pelo rio... deve ser porque existe um vereador que é do Sindicato dos pescadores

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe