segunda-feira, 27 de abril de 2015

Conta de água tem aumento de 57% em Rosário



Há uma reclamação generalizada na cidade de Rosário por causa de um aumento absurdo e abusivo na conta de água de cerca de 57%, oficializado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rosário - SAAE. Os vereadores receberam várias denúncias sobre o aumento e resolveram agir para impedir o abuso.

Segundo contou o vereador Jardson Rocha (PP), o SAAE teria informado que o aumento fora autorizado pela câmara municipal. Diante disso, os vereadores formaram uma comissão para interrogar o diretor do SAAE, Hamilton Hussein, na manhã desta segunda-feira (27).

Jardson explicou na tribuna que a câmara nunca autorizou aumento nenhum nas contas de água em Rosário, mas aprovaram apenas uma alteração de dispositivo, mudado a nomenclatura de taxa para tarifa.

O vereador Magno Nazar (PRP) disse que a mudança de nomenclatura obedeceu uma determinação legal, pois não é mais permitido a utilização de taxa. Nazar disse ainda que o aumento foi imposto unicamente pelo SAAE e não pela Câmara. “Quem autorizou o aumento na conta de água que assuma suas responsabilidades”, Falou.

Sandro Marinho (PSD) também repudia o aumento abusivo nas tarifas de água de Rosário. Ele disse que é inadmissível que tudo de errado na cidade a culpa sobrecai sobre os vereadores. Sandro explicou ainda que, quem trata de matéria de cunho financeiro é o executivo e não o legislativo.

O vereador Nazareno Barros (PTdoB) disse que o aumento na conta de água é típico da administração da prefeita Irlahi Linhares (PMDB), pois toda vez que faz algo errado, sempre tenta tirar a responsabilidade do governo e jogar nas costas de terceiros.

Outro problema é uma variação de valores nas contas de água. Umas casas vêm um valor muito alto, enquanto em outras, contas mais baixas.

A comissão de vereadores foi recebida no SAAE pelo senhor Carlão, onde explicou que as variações de preços nas tarifas são por conta de em algumas casas possuir hidrômetros (aparelho que serve para medir o consumo) e em umas casas não possui. Segundo os vereadores, o SAAE está classificando o consumo de acordo com as condições financeiras de casa cidadão.

Outra alegação do SAAE seria por conta do aumento na energia elétrica no Brasil, e que há cerca de 5 anos não tinha aumento nas contas de água em Rosário.

Os parlamentares prometeram acionar o Ministério Público contra o aumento na tarifa de água.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe