terça-feira, 21 de abril de 2015

Governo dá início ao programa Bombeiro Mirim em Bacabeira




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), está reestruturando as atividades do Projeto Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Nesse sentido, o comando da corporação vem promovendo uma série de reuniões e encontros, a fim de apresentar o balanço dos trabalhos e discutir os rumos do programa em todo o estado. No último domingo (21), o início das atividades do programa em 2015 foi celebrado em solenidade oficial no município de Bacabeira.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, participou da solenidade, junto com o comandante-geral, coronel Célio Roberto Araújo; e o deputado estadual Cabo Campos, presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública. O evento foi realizado na CEMA, no povoado de Peri de Baixo, em Bacabeira.
Na ocasião, o secretário Jefferson Portela informou que Bacabeira deverá receber uma viatura para a Polícia Militar e um posto avançado dos Bombeiros. “Hoje, nós temos um novo comando no Governo do Estado e queremos contar com o apoio de toda população para dirigir o sistema de segurança. Esse evento aqui serve para demonstrar nosso compromisso com os cidadãos maranhenses. O Corpo de Bombeiros está entre as três instituições mais respeitadas do Brasil e o Bombeiro Mirim representa oportunidade a milhares de jovens de terem um futuro melhor”, destacou.
Para o comandante-geral, o Maranhão está vivendo o início de grandes mudanças. “O governador Flávio Dino tem apoiado todas as ações dos Bombeiros, assim como das demais instituições que compõem o sistema de segurança contemplando tão bem as nossas tropas com todas as demandas apresentas. O Bombeiro Mirim tem alcançado resultados expressivos na formação das nossas crianças e jovens, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade”, frisou.
O comandante-geral destacou, também, o momento histórico da corporação, com a assinatura da Lei de Organização Básica (LOB) pelo governador Flávio Dino, em solenidade ocorrida na última sexta-feira (17). “Foi um marco histórico para todos que fazem o Corpo de Bombeiros do Maranhão. Agora temos nossa certidão de nascimento”, pontuou.
O deputado Cabo Campos parabenizou a iniciativa do CBMMA e destacou o trabalho, junto a Assembleia Legislativa, para dar maior suporte ao Programa Bombeiro Mirim nas unidades do Corpo de Bombeiros Militar. Ele lembrou que está em andamento o recebimento de emendas. “O programa oferece atividades a estas crianças, jovens e adolescentes, afastando-os das ruas, onde estão expostos a todo tipo de violência”, ressaltou o deputado.
Atividades em Bacabeira
O projeto já existe há três anos em Bacabeira e, nesse período, vem trazendo às crianças e adolescentes uma consciência cidadã, promovendo a reeducação aos costumes e desenvolvendo um trabalho de prevenção ao uso de drogas. “A cidade de Bacabeira é muito carente nesse aspecto de projetos sociais voltados às nossas crianças e adolescentes e o Bombeiro Mirim veio preencher uma lacuna, garantindo seu papel na formação de uma sociedade mais justa em Bacabeira”, frisou o Capitão do CBMMA, idealizador e coordenador do projeto.
Também estiveram presentes na solenidade o coronel Joabe Pereira, diretor de Apoio Logístico; o tenente-coronel Izac Matos, diretor de Programas Sociais e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil; os tenentes-coronéis Rocha Silva e Marcos Veras, assessores do gabinete; o major Cláudio Bezerra, diretor do Colégio Militar 2 de Julho; major Zadock, da 7ª Cia Independente da Polícia Militar e o capitão da Reserva Remunerada do CBMMA, Lucas Lindoso; além de pais de alunos, lideranças locais e a comunidade.
Programa atua na prevenção às drogas e a violência
Atualmente, o Programa Bombeiro Mirim atende a mais de 5 mil jovens com idades entre 10 e 16 anos. A iniciativa, em funcionamento desde 2005, consiste em oferecer uma complementação educacional, voltada para jovens que residem em regiões socialmente vulneráveis, promovendo atividades de orientação vocacional, educação ambiental, primeiros socorros, trânsito, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e autoestima.
Para modernizar as bases do projeto, bem como ampliar o número de municípios beneficiados, foi criada a Coordenação de Projetos Sociais. Os trabalhos estão sendo comandados pelo tenente-coronel Izac Matos. Entre as atribuições do departamento, está criar uma comissão e um estatuto único que regulamente todas as atividades sociais da corporação; assim como estabelecer plano de ação com metas e prazos a serem trabalhados.
Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe