segunda-feira, 13 de abril de 2015

Vereador propõe instituir programa CNH Jovem na cidade de Rosário



O vereador Jardson Rocha (PP) apresentou na sessão desta segunda-feira (13), uma proposta, em forma de anteprojeto de lei, que pretende instituir o programa CNH Jovem, recentemente anunciado e colocado em vigor pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

A CNH Jovem pretende garantir a primeira habilitação a quem necessita. Porém, a lei exige alguns critérios para a obtenção e participação dos candidatos no programa.

O interessado precisa ter entre 18 e 21 anos de idade; ter cursado e concluído o ensino médio; comprovar domicílio no município de Rosário; ter participado do exame nacional do ensino médio – ENEM no ano anterior à sua inscrição no programa, e não ter sido condenado judicialmente na esfera civil ou criminal pela legislação de trânsito.

Segundo o teor da matéria, o candidato que for aprovado nos exames teóricos e técnico ou de prática de direção veicular em alguma autoescola, poderá renovar, sem ônus, apenas uma vez, num prazo de no máximo um ano. O número de vagas anuais deverá ser fixado pela prefeitura de Rosário, caso a prefeita Irlahi Linhares (PMDB) aprove a proposta.

A priori, segundo a lei estadual que instituiu o programa CNH Jovem, apenas 54 municípios maranhenses serão participantes do programa, pois estão incluídos no Sistema Nacional de Trânsito e é válido para emissões de PD e CNH nas categorias A, B e AB.

O município de Rosário é uma das cidades que podem participar do programa, pois está inserido no sistema nacional de trânsito, onde tem seu próprio departamento municipal, criado ainda na gestão do ex-prefeito Ivaldo Cavalcante.

A proposta foi aprovada por unanimidade, mas precisa ser apreciada pela prefeita de Rosário, que terá a prerrogativa de vetar ou apoiar a instituição do programa na cidade.

Só para deixar claro, o programa é estadual, mas cada um dos 54 municípios incluídos, precisam se adequar para que beneficie a sua população.

Jardson, que é empresário do ramo de escola de formação de condutores, espera que sua proposta seja aprovada, colocada em prática e que beneficie a população de Rosário, que não pode pagar por sua primeira habilitação. Sempre fui um sonhador e o empreendedorismo me alimenta de sonhos. O governador Flávio Dino deu essa oportunidade para os jovens obterem sua primeira habilitação, principalmente para aqueles que não tem condições de bancar as despesas para obter a CNH”. Disse Jardson.

Em média, o custo atual para emissão da CNH é de R$ 1.200,00 e pode variar até R$ 1.600,00.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9-9965-0206

5 comentários:

  1. O programa estadual não precisa de lei Municipal porque leis estaduais estão a cima das municipais e o que o vereador quer é criar uma versão Municipal ou caso contrário ele quer se aparecer. Mas o povo quer saber sujando ele vai vestir saia.

    ResponderExcluir
  2. Vai vestir saia quando?

    ResponderExcluir
  3. seja homem e procure vestir saia! Kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Claro a família dele é dona de autoescola, muito conveniente, ele acha que nós rosarienses somos burros. Porque vc não dá carteira de graça na tua autoescola, até eu vou lá pra ganhar uma.

    ResponderExcluir
  5. Admiro muito esse vereador, com vários projetos no currilo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.........

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe