quinta-feira, 14 de maio de 2015

Advogado vence queda de braço com Federação dos sindicatos de pesca do MA

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco




A queda de braços entre a Federação dos sindicatos dos pescadores profissionais artesanais, marisqueiros, aquicultores, criadores de peixe, marisco e trabalhadores na pesca do estado do maranhão – FESPEMA, e o Sindicato dos pescadores, profissionais artesanais, marisqueiros, aquicultores, criadores de peixe, marisco e trabalhadores na pesca do município de Rosário – SINDPER pode ter chegado ao fim. Pelo menos enquanto o mandado de segurança, com efeito de liminar, concedido pela desembargadora Marcia Andrea Farias da Silva, requerida pelo advogado Mozart Baldez, estiver em vigor.

Conheça o caso

No dia 19 de janeiro de 2015, em conformidade com o estatuto dos pescadores, o sindicato publicou no Jornal Pequeno, matutino de circulação diária em todo o estado do Maranhão, edital de convocação de assembleia geral para as eleições designadas para o dia 07/03/2015. Em 13 de fevereiro foi dada publicidade pela presidente da Comissão Eleitoral, da homologação das candidaturas das chapas concorrentes.

Ocorre que a FESPEMA, em 04 de março, às vésperas das eleições, ajuizou na 4ª Vara do Trabalho da 16ª Região, no Maranhão, ação anulatória de ato jurídico com pedido de liminar.

A eleição para a nova diretoria do sindicato, marcado para o dia 07 de março, foi suspensa pela federação dos sindicatos, comandada pelo suplente de deputado estadual, Fernando Furtado (PCdoB). Segundo o vereador de Rosário, Ademar do Sindicato (PRP), o sindicato não apoiou a candidatura de Fernando Furtado a deputado no ano passado, e ele, após isso, queria fazer uma intervenção autoritária na diretoria, mas não conseguiu.

Mesmo diante da perseguição, o sindicato realizou a eleição no dia agendado, onde a irmã do vereador Ademar, Lucionora Ramos, venceu o pleito. Segundo o regimento, Lúcia, como é mais conhecida, deveria tomar posse como presidente do sindicato no dia 21 de abril, mas a FESPEMA entrou com uma ação na justiça comum para anular a eleição. A audiência em juízo está marcada para o dia 16 de junho, mas o procurador do sindicato, Dr. Mozart Baldez, conseguiu em Brasília um mandado de segurança garantindo a validação da eleição e a posse da nova presidente.

A FESPEMA alega que o Sindicato de pescadores de Rosário agiu ilegalmente, pois não está mais filiado à federação desde janeiro de 2011, conforme deliberado em assembleia da categoria, pelo que não estava subordinado às regras e normas da Federação, para realização do pleito eleitoral do sindicato local.

Outra alegação é que, durante todo o período da gestão da atual diretoria executiva, não houve prestação de contas e levantamento de bens, desde a fundação do sindicato até a data do ajuizamento da ação, conforme estabelece o art. 45, do estatuto da entidade.

As outras alegações foram sobre a publicação do edital de convocação para eleição; e em relação as datas de realização de eleição para a categoria, que seria no mês de novembro, e não em março.

Não assiste razão essa alegação. Com efeito, o sindicato filiou-se à FESPEMA na data de sua fundação. E no dia 08/01/2011, por força de decisão dos sócios em assembleia geral extraordinária com pauta específica, desvinculou-se daquela entidade, tudo conforme estabelece o art. DA FESPEMA. Portanto não estava obrigada a prestar contas pelo fim da subordinação. Quanto às publicações do edital e data para a realização da eleição, é mais um equívoco da Federação.” Explicou Mozart

Ademar do Sindicato confirmou a posse da nova diretoria do sindicato dos pescadores para o próximo dia 24 deste mês, na sede do sindicato em Rosário.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

3 comentários:

  1. Ademar voce consegue me explicar em que lugar esses quase 12 mil pescadores de rosário pescam? é mais pescador do que peixe. voce vais ao mercado e não encontra peixe, mas pescadores aqui tem muito.

    ResponderExcluir
  2. Esse sindicato de Rosário é uma piada é uma fraude tem mais pescador do que peixe no rio. conheço tanta gente que é cadastrado nesse sindicato é não sabe nem como colocar uma rede no rio.kkkk só no Brasil que isso acontece. essa critica serve tanto para o sindicato quanto para a colônia de pescadores Z21 que tem lá até deficientes mentais associados como pescadores.

    ResponderExcluir
  3. responde vereador ademar, ou é um covarde pra ficar calado. onde pescam esses 12 mil pescadores. no rio da tua casa? PALHAÇADA

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe