domingo, 31 de maio de 2015

Sem reforma para eleição proporcional, pula-pula de Partidos vai começar em Bacabeira

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



Sem quase nenhuma mudança para o processo eleitoral para a proporcional, aquela disputada por deputados e vereadores, os pré-candidatos a vereadores que disputarão a eleição municipal no ano que vem, devem iniciar o famoso pula-pula de paridos, visando uma legenda que garanta mais facilidade de vitória.

Como muitos temas discutidos no projeto que analisou a reforma política no congresso nacional não houve alteração, o modelo atual de contagem de votos para a eleição de deputados e vereadores vai permanecer como está. Com isso, partidos da cidade de Bacabeira e de outros municípios devem sofrer vários desligamentos e ingressões de filiados que estarão em busca de uma vaguinha no parlamento.

Em Bacabeira, no caso, pelo menos o DEM e o PTB, dois dos principais partidos com base na Câmara, devem perder membros daqui pra setembro, data em que se encerra a filiação partidária para quem pretende se candidatar em 2016.

Sendo assim, partidos menores e com poucos nomes fortes podem acabar agregando alguns dissidentes destas agremiações.

Só pra ter uma ideia, o PTB, partido do prefeito da cidade, tem ainda o presidente da Câmara e mais um vereador, além de outros nomes que alcançaram a média de 300 votos na eleição de 2012.

Já o DEM, partido do ex-prefeito Venancinho, tem dois vereadores com mandato e ostros 3 nomes que ficaram na suplência com quase a mesma média, mas, talvez não escape de sofrer debandada.

A reforma política vai permitir que a eleição na proporcional continue do mesmo jeito de hoje, com exceção para cargos executivos, que a partir de 2018 não permitirá mais o direito de reeleição.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail: bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe