sábado, 16 de maio de 2015

Trabalhadores e vereador de Santa Rita reclamam do Sine em Bacabeira

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



O negócio parece não estar muito confortável para o lado do Sistema Nacional de Empregos – SINE, na cidade de Bacabeira. Muitas reclamações por conta do método adotado para a escolha dos candidatos às vagas disponibilizadas pela empresa Aterpa, que atuará na obra de duplicação da ferrovia Carajás.

O problema já se estende há dias, e a todo momento chega uma reclamação nova.

São mensagens enviadas via whatsapp, email, facebook e até pessoalmente também, quando os reclamantes se deparam com o titular do blog pelas ruas da cidade.

No início deste mês, o blog publicou matéria mostrando as reclamações dos trabalhadores em relação ao modelo imposto na escolha dos candidatos. Releia

Na ocasião, a assessoria de comunicação da prefeitura de Bacabeira se manifestou e rebateu as denúncias feitas.

Na tarde desta sexta-feira (15), recebemos outra denúncia, e também de um candidato às vagas no SINE. Ele contou que está havendo uma espécie de indicação de políticos para conseguir incluir o nome na lista de escolhido da empresa. Segundo o denunciante, as vagas que ficaram para Bacabeira é só de serviços braçais, e as vagas para operador de máquinas e motoristas (empregos de maior renda) estavam vindo de indicações da cidade de Santa Luzia do Tide, através de um político do município.

Ainda segundo a denúncia, centenas de trabalhadores estavam na porta do Sine há dias, quando uma comitiva do município acima citado chegou e foram logo imediatamente chamados.

Depois disso, segundo contou ao blog, o denunciante, que é motorista, foi junto com os outros motoristas reclamar o caso à Vale, empresa contratante da obra.

Mas as denúncias não acabam por aí não. Nesta sexta-feira (15), o vereador de Santa Rita, Antônio de Felipe (SD) também reclamou do Sine, na tribuna da Câmara. Segundo ele, os trabalhadores empregados pela empresa Aterpa só estão sendo chamadas através de indicações feitas pelo prefeito e por vereadores de Bacabeira. Ele cobrou empenho dos vereadores e do prefeito de Santa Rita, Tim Ribeiro (PRB), para intervir no negócio, já que a Aterpa está alojada na cidade de Santa Rita.

Já que há informações em conflito, a Aterpa e a Vale precisam se manifestar contra as denúncias e diversas reclamações sobre a forma de como estão selecionando os candidatos.


Ouça o áudio do pronunciamento do vereador Antônio de Felipe, de Santa Rita.



Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Um comentário:

  1. venho reinteira mais uma vez meu repudio contra essas pessoas que acham que tem subtraido um suposto direito sobre tudo ,mas so ficam no fuxico ,fofoca em blog que nada resolve ,nao que nao queira ,mais sim porque nao tem poder pra tal coisa ,em vez de denuncuar junto as autoridades a cituacao em que se encontram ficam covardimente esperando que a solucao caia do ceu, qual o criterio para preenchimento das vagas existentes? e por competencia e qualificao tecnica ou por localidade?caso a nasa se intale no maranhao ela tem que ter so astronautas maranhnse ?so porque ta no maranhao ?no mundo de hoje o que vale e qualificacao proficional e nao posicao geografica

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe