domingo, 28 de junho de 2015

Advogado propõe CPI e intervenção na Justiça do Maranhão

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



Mais uma polêmica levantada pelo advogado criminalista Mozart Baldez em relação aos problemas no sistema judiciário do estado e a inoperância da gestão na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB no Maranhão, movimenta a blogosfera nesta semana.
Depois de denunciar os “Superdeuses do judiciário”, Baldez, agora, relembra um momento de desabafo de um desembargador que jogou o que sabia do judiciário na imprensa há quase dois anos.  
O episódio exibido no dia 21 de fevereiro de 2013, pelo jornalista Gilberto Léda, trouxe à tona uma polêmica envolvendo o judiciário maranhense, quando o então desembargador do Tribunal de Justiça, Bayma Araújo, resolveu jogar ‘merda’ no ventilador, como diz por aí a fora.
Naquela época, durante a sessão que se votava a necessidade de abrir, ou não, processo investigativo contra um juiz, Bayma defendeu o colega magistrado e acusou juízes de vender sentenças. E mais: insinuou que a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) fazia “vistas grossas”.
Pois bem... Mozart Baldez fez questão de relembrar desse episódio, em mais uma polêmica levantada contra o judiciário maranhense e a Ordem dos Advogados de Brasil – OAB, na seccional de Maranhão.

Baldez sugere que a justiça no estado sofra uma intervenção e que a OAB se manifeste diante da grave denúncia do desembargador, solicitando áudio para encaminhar à Brasília, a fim de que se instaure uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI.

Em todas as suas entrevistas na semana passada nos blogs, nos jornais e nas redes sociais, Baldez vem denunciando, sistematicamente, essa vergonha que é o Judiciário maranhense, verdadeiros superdeuses e intocáveis, segundo ele. “O próprio desembargador colocou em cheque essa justiça. Ele não disse nada de novo. É a nossa triste realidade.” Disse.

O mais lamentável, segundo ele, é que OAB/MA se silencia, se omite e o advogado tem que conviver com a concorrência desleal. Segundo denúncia Mozart Baldez, juízes, desembargadores, promotores e até delegados de polícia são donos de escritórios de advocacia com laranjas e patrocinando essa bagunça chamada justiça no Maranhão. “Seria o caso até da criação de uma CPI,” disse ele.

Baldez não se conforma com a inercia da OAB na atuação desse tipo de caso. Para ele, a Ordem precisa requisitar o áudio desse julgamento e encaminhar para toda a mídia nacional, a fim de que todo esse problema chegue às autoridades no congresso nacional.

Intervenção já na justiça do maranhão e CPI para apurar corrupção em todos os seus níveis. A OAB/MA tem que descer do seu pedestal e pedir essas providências urgentemente para o bem da advocacia e do povo maranhense, sob pena de omissão e comprometimento com o crime contra a administração da justiça.” Finalizou.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe