sábado, 20 de junho de 2015

CPI da Pesca: Entidades fazem protesto em frente à Câmara de Santa Rita

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



Membros e diretoria das entidades da pesca no município de Santa Rita fizeram protesto em frente ao prédio da Câmara Municipal, na manhã da última sexta-feira (19), no horário da sessão legislativa.


Mais de 200 pessoas estiveram protestando contra a aprovação de um requerimento de autoria do vereador Ivo Gomes (PDT), para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para investigar denúncias de irregularidades na Colônia de pescadores e no sindicato de pesca.

O requerimento havia sido aprovado na sessão anterior e obteve sete assinaturas. Contudo, os representantes da pesca no município não querem a CPI, pois alegam não haver e nem motivos para a criação da tal.

Por causa da manifestação dos pescadores não houve sessão na câmara municipal.

Ao meio dia, o vereador Ivo Gomes concedeu entrevista ao programa de televisão da cidade, e disse que recebeu diversas denúncias de ilegalidade de pessoas que pagam mais do que deveriam às entidades da pesca. Segundo ele durante a entrevista, está havendo uma espécie de suborno ou extorsão por parte das entidades, pois estariam cobrando a metade do dinheiro dos benefícios em troca da permanência dos associados às entidades.

Os presidentes das entidades rebateram as acusações e prometeram fazer outras manifestações pela cidade. A presidente do sindicato de pesca do município disse que não há nenhuma irregularidade no órgão e que não a entidade não cobra mais do que o necessário de cada sindicalizado para a manutenção do sindicato.

Antônio Carlos, esposo de uma pescadora associada no sindicato da pesca, confirmou as irregularidades durante entrevista na tv. Segundo ele, sua esposa foi extorquida por uma pessoa da comunidade que é ligada ao sindicato dos pescadores e que teria sido obrigada a pagar 50% do salário materno a mesma.

Outra pescadora também contou algo parecido. Regiane Pereira disse que desde 2010 paga mensalidades e nunca foi beneficiada com o seguro defeso, dinheiro federal dado aos pescadores no período do defeso.

Diante de tudo isso, o vereador prometeu continuar com a CPI e que vai apurar todas as irregularidades que teve ou tiver conhecimento.

O caldo vai esquentar em Santa Rita...


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe