sexta-feira, 26 de junho de 2015

CPI - Sindicato da Pesca encaminha ofício à Câmara Municipal de Santa Rita

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



A presidente do sindicato dos pescadores de Santa Rita, Maria Angélica da Conceição Calixto, encaminhou ofício ao presidente da Câmara da cidade, vereador Márcio Muniz (PSDB) para esclarecer requerimento de criação da CPI da Pesca, proposta pelo vereador Ivo Gomes (PDT), que sugere investigar denúncias de desvio de conduta na referida entidade.


Leia mais:

Veja o ofício abaixo:

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Rita
Vereador Márcio Muniz

Assunto: Requerimento de CPI nº 029/2015 formulado pelo vereador Ivo Gomes da Silva

Senhor Presidente,
A CPI proposta teve como justificativa “...esclarecer muita coisa que vem acontecendo e as reclamações existentes com Relação ao Sindicato e à referida Colônia”.

Vê-se desde logo que o requerimento não traz um fato determinado para apuração, ficando no campo da pura especulação, do “ouvir dizer” e do “disse-me-disse.”

Devo adiantar que este Sindicato desenvolve regularmente suas atividades, sendo rigorosamente fiscalizado por seu Conselho Fiscal, Membros da Diretoria e filiados. Toda e qualquer denúncia que eventualmente viéssemos a receber tomaríamos as providencias legais indicadas pela legislação vigente. No entanto, até esta data, os membros pertencentes a este sindicato e que possuem legitimidade para tanto, não protocolaram nenhuma reclamação que pudesse ser apurada.

Quanto à propalada “irregularidade no cadastramento, na entrega de carteiras, na cobrança de taxas abusivas, e na cobrança de propina para entrega de carteiras”, alegações essas mencionadas no Requerimento nº 29/2015 do citado Vereador, temos a informar o que segue:

O cadastramento vem sendo feito obedecendo rigorosamente o que consta no Capítulo V, seção I, art. 9, parágrafo 2º, do Estatuto do Sindicato dos Pescadores Profissionais Artesanais Marisqueiros, Aquicultores, Criadores de Peixe, Mariscos e Trabalhadores na Pesca do Município de Santa Rita – MA/ SINPESAR (aprovado em Assembleia Geral realizada em 20.8.2010). Ou seja, toda a documentação recebida para cadastramento segue o exigido pelo nosso Estatuto, sendo assim, as carteiras entregues são fornecidas exclusivamente aos sindicalizados.

Também não procede a alegação de cobrança de “taxas abusivas”. De acordo com o Estatuto mencionado (Cap. VII, art. 14, inciso II - Estatuto) – a contribuição mensal de cada associado ao sindicato não poderá exceder a 2% do salário mínimo nacional. De igual forma, a taxa de inscrição tem o seu limite fixado em 10% do salário mínimo (Inciso I, art.14 – Estatuto). Ora, a cobrança que vem sendo feita não excede esses limites estabelecidos estatutariamente.

O Sindicato se reserva ao direito de cobrar a taxa de R$ 20,00 para substituição e emissão de uma nova carteira de associado, conforme deliberado e aprovado em Assembleia.

Esclarecemos, por fim, que o Sindicato é uma instituição de natureza privada, com personalidade jurídica própria, e que em nada se confunde com a Colônia dos Pescadores Z-93 que possui direção e responsabilidades distintas da nossa.

Com essas informações, repudiamos toda e qualquer tentativa de atingir a integridade e a honorabilidade dos integrantes deste Sindicato que vem fazendo um trabalho sério, operoso, com transparência e grande alcance social.

Atenciosamente,

Maria Angélica da Conceição Calixto
Presidente do Sindicato da Pesca de Santa Rita.



Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

3 comentários:

  1. Quem não deve não teme. Se está tudo correto como ela diz, então é só não fugir dos trâmites da CPI

    ResponderExcluir
  2. Quem não deve não teme. Se está tudo correto como ela diz, então é só não fugir dos trâmites da CPI

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que a camara de vereadores de santa rita vai ficar com medo dessa cidadã, e vai relaxar a CPI!!!! AI ELES SIM VÃO ESTÁ COM DESVIO DE CONCUTA!!!

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe