terça-feira, 23 de junho de 2015

Mesmo de recesso, Presidente convoca vereadores para votar PME de Rosário

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



Mesmo estando de recesso parlamentar desde a última segunda-feira (22), o presidente da Câmara Municipal de Rosário, vereador Agenor Brandão (PV), convocou os vereadores para votar o Plano Municipal da Educação de Rosário.

Apesar de ser uma sessão extraordinária, mas não terá ônus para a prefeitura de Rosário. Ou seja, os vereadores não receberam pagamento extra pela realização da sessão.


Como o projeto tem até esta quarta-feira (24) para ser votado, no caso até amanhã, Brandão tratou de agilizar e mobilizar o parlamento a fim de que os professores e a municipalidade não sofra penalidades pelo Ministério da Educação – MEC.

Na última segunda-feira (22), o secretário municipal de educação, Joaquim Neto, apresentou todo o plano aos vereadores, após a sessão solene de encerramento dos trabalhos legislativos, do primeiro semestre de 2015.

O líder do governo Irlahi Linhares (PMDB), vereador Pedrosa Necó (PSB), teria tentado boicotar a sessão, sugerindo a vereadores que não comparecessem à sessão por que o plano precisaria sofrer alterações. Segundo os vereadores, Necó justificou que precisaria emendar pontos no plano e, que, por isso, não compareceria para votar o mesmo na sessão desta terça-feira (23), um dia antes do final do prazo.

A sessão contou apenas com a presença dos vereadores Agenor Brandão (PV), Magno Nazar (PRP), Ademar do Sindicato (PRP), Preto do Raça (PP), Kiko (PP), Carlos do Remédio (SD) e Jorge do Bingo (PTdoB).

Pedrosa Necó (PSB), Josias Santos (PMDB) e Nazareno Barros (PTdoB) faltaram.

Os vereadores Léo Cavalcante (PTB), Jardson Rocha (PP) e Sandro Marinho (PSD) foram representar o município de Rosário no projeto “Rota das emoções”, no estado do Ceará, e por isso não compareceram à sessão.

O Plano Municipal de Educação -PME estabelece regras e diretrizes para as estratégias da educação para os próximos 10 anos.

Preto do Raça lamentou a postura do líder de governo em tentar barrar a votação de um projeto de interesse do próprio governo municipal. Segundo Preto, Necó realizou manobra para que a sessão não acontecesse e o plano não tivesse sido aprovado. O vereador disse ainda que o líder ligou para vários pares, a fim de não dá quórum suficiente para a realização da sessão.

Magno disse que a prefeita encaminhou a mensagem à Câmara municipal para votar a proposta, mas, mesmo assim, membros do próprio governo não atenderam sua líder maior, que é a prefeita Irlahi.

Ademar também disse que recebeu telefonema, porém justificou que não atende pedido dessa natureza de um vereador.

O vice-líder do governo, vereador Carlos do Remédio disse que é importante priorizar a educação, principalmente a pública. Ele disse que sempre esteve do lado da educação, pois sabe que é a base para a construção da sociedade.

Kiko, por sua vez, disse que deixou compromissos importantes para comparecer à sessão.

Jorge, que está aniversariante nesta terça-feira (22), lembrou que deixou familiares e amigos em sua residência para comparecer na Câmara e votar no PME de Rosário.

Brandão aproveitou para agradecer aos vereadores que compareceram e atenderam ao chamado para votar um projeto tão importante para o município. Ele disse ainda que não aceitaria emendar o projeto, por que foi devidamente planejado, estudado e construído pelos profissionais da educação do município de Rosário, e, que, portanto, não precisaria sofrer alteração.

O presidente da câmara teve que criar uma comissão especial para analisar e dar parecer ao projeto. Após análise, o projeto foi aprovado por maioria simples.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

10 comentários:

  1. Vamos dá a resposta pra esses vereadores q faltaram 2016, necó ligou pra vereadores Não e

    ResponderExcluir
  2. 2016 diga não a eles nas urnas, necó, Léo, Sandro, nazareno, Josias e jardson

    ResponderExcluir
  3. Resumindo, entregue aos 45min do 2º tempo, o PME-Plano Municipal de Educação de Rosário foi feito nas coxas.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade,o grande interesse na aprovação do PME de Rosario,é levar adiante o mais novo invento do Medico veterinário e secretario de educação Juaquim Neto,ele que já inventou a Igreja Evengelica Movel,o cabo do machado,a porta lateral e o assoprador de cisco no olho,inspirado na choupana Educativa da tribo amazonica Kunacara-Caranuku que homenageou a educadora profa Heide,resolve lancar sua versão SALA DE AULA MOVEL,tambem conhecida como sauna educativa.Depois do sucesso do Banco do saber tudo pode da certo.

    ResponderExcluir
  5. Diga não pra esses vereadores em 2016 nas urnas, Léo , Sandro, necó , nazareno, jossias, jandson

    ResponderExcluir
  6. Tá faltando o Sec.de Educ.Joaquim Neto.Será que é porque ele sabe que quem elaborou o PME de Rosario foi o Prof. Moacir Feitosa?Será que ele ficou com vergonha de ter feito as professoras de trouxas durante o dia todo?Ou será que ele tava na casa de Zé Bizarro la no burro bravo?E quem é Zé bizarro?Sec. Joaquim neto tenha mais respeito com a classe dos professores.

    ResponderExcluir
  7. Fizeram certo os vereadores que não compareceram a sessão de aprovação de ultima hora para aprovar o PME de faz de conta de Rosario que foi elaborado pelo prof MOACIR FEITOSA,pois o se. JOAQUIM e a prefeita IRLAHI disseram não acreditar nem em professor nem em vereador e é pra isso que o consultor MF é muito bem pago.Só que é uma falta de respeito com as duas categorias.Falta de respeito mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Blogueiro não venha justificar a falta de compromisso de Jardson, Sandro e Leo Calvalcante com a educação do município.

    ResponderExcluir
  9. Zé Bizarro!!!??? Quem é Zé Bizarro???

    ResponderExcluir
  10. Zé bizarro é um grande amigo do Se. de Educ. Juquinha Neto.Amigoa chegados da campanha do 15 e fiel colaborador ,é quem faz os serviços e ajudante de ordem do secretario.Quando o Sec resolve fazer qualquer evento tá la o Ze Bizarro.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe