segunda-feira, 29 de junho de 2015

Prefeitura de Rosário realizará a 3ª Feira do projeto Banco do Saber

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



A prefeitura municipal de Rosário, por meio da secretaria de educação - SEMED realizará nesta quarta-feira, dia 01, na praça da Matriz, centro da cidade, mais uma edição do projeto Banco do Saber, criado e desenvolvido pelo secretário de educação Joaquim Neto. 

Essa será a 3ª edição do projeto que vem sendo umas das ferramentas fundamental de contribuição para alavancar os números na educação municipal de Rosário.

O ponto culminante do projeto da realização da Feira do Banco do Saber é o momento onde pais e alunos trocam a moeda mérito (que foram conquistadas pelos alunos em sala de aula, através do bom comportamento, notas, participação em sala de aula, participação dos pais na escola, etc...) e fazem a troca por brinquedos, jogos educativos, material escolar dentre outros brindes.

O “Banco do Saber” é projeto de méritos que funciona como um sistema de reconhecimento e incentivo aos comportamentos dos estudantes, influenciando na qualidade do ensino, resultando em um rendimento escolar por meio das taxas de aprovação, baixando os índices de evasão escolar (que estava em 15%) e outros.

O projeto funciona através de méritos, ou seja, para cada atitude do aluno (presença em sala de aula, bom comportamento, boas notas, participação dos pais na escola, dentre outros) os alunos receberão “cédulas méritos” com valores que variam de 1 a 50, que serão, ao final de cada bimestre, trocados por prêmios que vão de mochilas a brinquedos.

São Simão

A prefeitura de Rosário estará levando também o projeto do Banco do Saber para o povoado São Simão, a 3 km da sede.

A I feira no povoado vai acontecer na próxima sexta-feira, dia 03, onde alunos da rede municipal do povoado terão a oportunidade de fazer a troca dos Méritos por brinquedos e outros objetos oferecido durante a passagem da feira no povoado.

Nesse mesmo dia, o secretário Joaquim Neta fará a apresentação de outro projeto de sua autoria que é a Escola Modulada. A estimativa é que a sociedade rosariense, professores, secretários, prefeitos, união dos dirigentes do Maranhão – Undime e o governo do estado estejam presente para acompanhar a apresentação do protótipo da "Escola Modulada", que tem seu primeiro exemplar exposto na praça da Matriz, no centro de Rosário.

Em fase de acabamento, a escola está recebendo piso, janelas, banheiros e a construção de um refeitório para as crianças realizarem suas alimentações diariamente. Para resfriar o local e garantir a ventilação, o projeto conta telhas ecológica e um exaustor eólico que fica instalado no teto ao centro da escola.

Esse modelo de escola é construído em pré-moldado, com partes de encaixes, podendo ser transportado com facilidade, além de poder ser montada e desmontada facilmente.
A ideia de Joaquim Neto é oferecer seu projeto ao governo do estado para incluí-lo ao programa que pretende acabar com as escolas de taipa no Maranhão, criado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), no início do mandato.

Como o projeto da escola modulada tem custo médio de apenas 6 mil reais e atende aos requisitos necessários do governo, Joaquim acredita que terá o objetivo alcançado e que seu projeto será acatado.  


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

8 comentários:

  1. É bom que se questione o MERITO do banco do saber.Será que houve uma melhoria no desempenho dos alunos?ou será que o dito projeto tá servindo somente pra engordar os bolsos de alguns fornecedores de bugigangas e cachorros quentes?Como tá a taxa de aprovação?o indice de reprovação?a frequencia nas escolas?quer dizer que tudo é só festa secretario?Quer dizer que o secretário quer aproveitar a oprtunidade pra vender um outro invento de duvidosa eficacia pro governo do estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta IDIOTICE, por que vc não faz uma pesquisa para confirmar suas suspeitas? Seria melhor do que ficar escondido com comentários idiotas........

      Excluir
  2. Esse tal banco do saber já está na sua terceira edição e o que se questiona é o resultado pratico do tal programa.Como está o IDEB do municipio de Rosario?de acordo com a professora Lucia Cavalcante,ex-sec.de Educ.em Rosario,NADA MUDOU COM O TAL BANCO DO SABER,Rosario continua lá na rabicheira do IDEB se comparado com outros municipios que não utilizam o tal MERITO do tal BANCO.Vamos encarar a educação do povo como coisa seria secretario Joaquim Neto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostre seu projeto para mudar.
      Porque quem critica sem mostrar uma solução é um tremendo IDIOTA sem causa.

      Excluir
    2. Então mostre seu projeto de ou para solução do problema.
      porque quem critica sem uma solução é um IDIOTA sem causa.
      .

      Excluir
    3. IDIOTA é nossa prefeita, que continua com um secretário que só faz gol contra. Um veterinário que não sabe nem como se mata morcegos!!!!

      Excluir
  3. Com a Educação não se brinca.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma invenção do atual Sec. de Educ Joaquim Neto,depois de ter inventado a Igreja movel,a porta lateral,o assoprador de cisco no olho,o cabo do machado e a vela de filtro que filtra;usando recursos da prefeitura inventou a sala de aula modular inspirada no projeto da profa Neide que atua junto a tribo indigena amazonica kunacara-karanuku que se chama choupana educativa.Parece que o secretario tá mais interessado em vender seu invento pro estado do que testar o que já está sendo chamado de sauna educativa.Vamos assistir!

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe