terça-feira, 16 de junho de 2015

Vereador pede instalação de CPI da Pesca em Santa Rita

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



O vereador Ivo Gomes (PDT) apresentou na sessão da última sexta-feira(12), requerimento pedindo instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades no sindicato dos pescadores e colônia de pescadores, ambos no município de Santa Rita.

Para ser instaurada, a CPI da pesca precisaria, no mínimo, de cinco assinaturas, mas foi defendida e assinada por sete vereadores: Ivo Gomes (PDT), Joãozito (PCdoB), Bedeu Calvet (PDT), Pretinho (PPS), Evandro do Hospital (SD), Cacá de areias (PTB) e Lucas (PDT). 

De acordo com o vereador, o assunto já foi abordado em outras oportunidades pelos colegas de parlamento, mas nunca aprofundado. Daí a necessidade de criar a CPI que deve ser colocada em prática já nesta quarta-feira (17). Em discurso na tribuna, Ivo Gomes citou várias cobranças ilegais, além da taxa simbólica de R$ 14,00 (quatorze reais) mensais.

O mais grave, segundo o parlamentar, é que o salário materno estaria sendo divido entre os beneficiários e os dirigentes das referidas entidades. Segundo ele, existe hoje cadastrados no município de Santa Rita mais de 4.000 mil pescadores, sendo que R$ 56.000,00 (cinquenta e seis mil reais) é arrecadado todo mês só com mensalidades, e que, o destino desse dinheiro, fica um ponto de interrogação.

Ainda segundo denúncias, caso o associado não pague as taxas, corre o risco de ter o benefício cancelado. Até uma máquina xérox copiadora, comprada com dinheiro arrecadado, o contribuinte tem de pagar por cada cópia de folha tirada.

Os dirigentes da colônia e do sindicato dos pescadores serão convocados a prestar depoimento, assim como oito associados que estão se sentindo lesados.

Ivo finalizou dizendo que existe provas materiais suficientes para incriminar os representantes das entidades de pesca no município. Que após a CPI deverá encaminhar o caso ao ministério público e até mesmo à polícia federal, já que se trata de verbas federais.

Em tempo

Segundo contou o vereador Jackson do Fogoso (PSDB) em contato com o titular do blog Bacabeira em Foco nesta segunda-feira (15) em Rosário, disse que alguns vereadores que haviam assinado a instauração da CPI da Pesca, estariam solicitando a retirada da assinatura do requerimento.

Como se trata de matéria aprovada em plenário, não tem mais como retirar assinaturas, a não ser que os mesmos vereadores não queiram fazer parte da comissão de inquérito que investigará as instituições da pesca no município.

(Do Santa Rita em Debate com alterações)


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

4 comentários:

  1. Deveria acontecer aqui em Rosário, também. Ai meu amg a cobra vai fumar de tanta corrupção nessa colonia... a se vai....

    ResponderExcluir
  2. Deveria acontecer em Bacabeira também, que, no qual o "dono" da colônia e sindicato é o vice prefeito "Arrumadinho". E ele por debaixo dos panos é "dono" de outras colônias e sindicatos de outros municípios Maranhenses. E o que está acontecendo em Santa Rita é a mesma situação eles ameaçam os pescadores e dentre outros fatos.

    ResponderExcluir
  3. Em Bacabeira o dono do sindicato e da colonia é Arrumadinho, e os representantes são todos da família (filhos, esposa, genro ... dentre outros). E ainda é dono de outras colonias e sindicatos de outros municípios, como Santa Rita, Arari, Matões e dentre outros, e ele age por debaixo dos panos, ja que ele é vice-prefeito e não pode aparecer então ele tem os "laranjas". A COBRA VAI FUMAR... A policia federal e o ministerio publico precisa investigar este fato em bacabeira e outros municipios maranhenses. Os associados ainda sao ameaçados se eles abrirem a boca....

    ResponderExcluir
  4. Deveria ter uma CPI aqui em Rosário pq o que tem de pessoas cadastradas ilegalmente na Colônia e no Sindicato.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe