quarta-feira, 29 de julho de 2015

Barreirinhas e São Luís recebem o ‘Mais Cultura e Turismo’ nesta semana

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



Quinze apresentações em dois municípios com centenas de pessoas tendo acesso gratuito ao que há de melhor na cultura maranhense. Esse é o cenário de mais uma semana do “Mais Cultura e Turismo”, que estará de sexta-feira (31) a domingo (2) na cidade de Barreirinhas e em São Luís a partir desta quinta-feira (30). 
Na cidade portal do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a programação acontece na Praça do Trabalhador e em São Luís na Praça Nauro Machado. Vale lembrar que a pontualidade tem sido uma das marcas registradas do projeto, que é coordenado pelas Secretarias de Cultura (Secma) e Turismo (Setur).
A programação, genuinamente maranhense, tem sido um diferencial do projeto do Governo do Maranhão. Em São Luís, a abertura fica por conta de dois grandes compositores maranhenses: César Teixeira e Joãozinho Ribeiro. As atrações seguintes são do grupo Maratuque Upaon-Açu e do cantor Chico Saldanha.
Na segunda noite, sexta-feira (31), os batalhões de bumba-meu-boi invadem o Centro Histórico de São Luís. Em mais uma noite de ritmos maranhenses, o tambor de crioula do Mestre Felipe abre a programação. Em seguida, os bois Unidos de Santa Fé e Maracanã com todos os seus matraqueiros.
Barreirinhas
Nesse final de semana, a Praça do Trabalhador, em Barreirinhas, volta a ser palco do “Mais Cultura e Turismo”. Na sexta, as atrações são a Quadrilha Malagueta do Sertão e dos cantores Clayber Rocha e Carlos Daffé. No sábado, artistas do município, o tradicional cacuriá e o cantor Mano Borges prometem muita animação e no domingo os batalhões invadem a programação com o Boizinho Infantil, Boi da Boa Hora, Boi de São Simão.
Em Barreirinhas, a exemplo do que aconteceu no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia em São Luís, o projeto se despede nesse final de semana. Foram dois finais de semanas e quase 25 shows (Barreirinhas e Espigão) que proporcionaram acesso à cultura, ocupação de espaços públicos e aprovação por parte dos artistas, moradores e visitantes.
A previsão é que, no segundo semestre, o projeto chegue a 15 municípios do interior do estado, com feiras gastronômicas, de artesanato e apresentação de artistas. A organização focou na valorização do artista local “As pessoas estão circulando pelo local, assistem aos shows, movimentam a economia local, isso é importante para cadeia do turismo”, afirmou a secretária de Estado de Turismo do Estado, Delma Andrade.
Outra estratégia do “Mais Cultura e Turismo” é contribuir para consolidar o Maranhão como destino turístico cultural. A diversidade de ritmos, danças, músicas, de manifestações folclóricas contribui para que o morador e o visitante tenham disponíveis opções culturais ao longo do ano. “O projeto do governo Flávio Dino organiza e fortalece essas apresentações para que o público possa apreciar a cultura ao longo do ano”, explicou Delma Andrade. A proposta é incentivar a presença dos turistas e dos próprios maranhenses em períodos contínuos em áreas turísticas e não somente nas épocas do Carnaval ou São João.
Ao longo do projeto, com duração de dois meses, mais de 40 shows de cantores da terra passarão pelos palcos públicos. A programação continua nas quintas e sextas de agosto no Centro Histórico de São Luís. O grande encerramento do projeto acontece Ceprama com show de Papete, Luiz Melodia e as Divinas Folioas no dia 29 de agosto.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe