sexta-feira, 17 de julho de 2015

Detentos participam de projeto de ressocialização em Rosário

Internos recebem capacitação profissional e tem acesso a educação de qualidade.

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



Segundo os internos da Unidade Prisional de Rosário -UPR, depois que entra na prisão não existe esperança em mais nada. Mas, alguns contaram que passaram a enxergar a vida de outra forma, depois que começaram a integrar um projeto de ressocialização que lhes oferecem oportunidades de estudos, e ainda desenvolverem suas habilidades com o artesanato e o cultivo de hortaliças.

Iniciado em 2014, o projeto é resultado de parceria da Sejap e a Prefeitura de Rosário, além de ser pioneiro no Maranhão. O projeto tem o objetivo de ocupar o tempo ocioso dos internos, levando-os a desenvolver atividades produtivas e construtivas para vida de cada um deles.

Cerca de 47% dos internos desenvolve o trabalho de artesanato, cultivo de hortaliças e se dedicam aos estudos na Unidade Prisional de Rosário.

Iniciativas como essa, demonstra a preocupação da atual administração que dar apoio e oferece estrutura de qualidade. Além disso, valoriza e dar importância a ações como essas voltadas ao sistema, tendo em vista a pessoa do preso contribuindo para a reinserção social da pessoa privada de liberdade.

Atualmente 30 internos já foram beneficiados com o Programa Brasil Alfabetizado, fazendo a diferença com ações de ressocialização, onde quebra o ócio, ocupa e valoriza os internos e resgata da vida do crime. Projetos como este objetiva cumprir com o papel social de ofertar educação, dando oportunidade e buscando a inclusão social dos mesmos.

 A oficina de artesanato é uma iniciativa de um dos internos e a horta é cultivada pelos internos que, diariamente, fazem a manutenção e cultivo das hortaliças entre outros que são colhidas e consumidas por internos e servidores da unidade prisional. 

Atualmente são 17 internos matriculados no ensino de jovens e adultos - EJA, onde as aulas acontecem diariamente das segundas as sextas-feiras, no período vespertino, e são oferecidas as disciplinas de Português, Matemática, Geografia e História. Além disso, a administração municipal aplicou uma estrutura de qualidade, com sala de aula adequada, carteiras escolares, material didático e professor treinado para desenvolver esse trabalho. 

Preocupada com o bem estar da população, a prefeitura de Rosário também desenvolve outros projetos de inclusão social, entre eles a Casa Acolhedora, um espaço que oferece tratamento a pacientes em situação de abandono causada por álcool e outros entorpecentes, e o CAIPIR – Centro de Atenção ao Idoso de Rosário.

(Da assessoria)


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

2 comentários:

  1. As ações da administração de Irlahí são apenas coisas "pra inglês ver" e para tirar fotos, virar notícia e não resultar em nada. Vamos trabalhar prefeita, VAMOS TRABALHAR!!!

    ResponderExcluir
  2. ressocializando preso de outros municipios presos em rosario. ô prefeita burra.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe