quinta-feira, 30 de julho de 2015

Detran amplia vagas para exames práticos de direção

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco


Nos próximos dois meses, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) vai aumentar em 60% a oferta de vagas para exames de direção em São Luís, Caxias e Imperatriz.  São mais de sete mil vagas distribuídas entre as categorias A, B, C, D e E. O calendário de provas para agosto e setembro já está disponível no sistema para agendamento pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Além das vagas oferecidas para a capital, Imperatriz e Caxias, durante o mês de agosto, outras 9.348 vagas serão distribuídas entre as 15 Ciretrans e municípios atendidos por bancas móveis de exames práticos, entre eles, Tutóia, Paço do Lumiar, São Bento, Lago da Pedra e São José de Ribamar. 
O aumento na oferta de vagas foi possível após a contratação dos novos examinadores de trânsito aprovados no Processo Seletivo Simplificado, realizado em abril deste ano pelo Detran. Há 13 anos, a prova prática de direção veicular no Maranhão é realizada por empresas terceirizadas, conduta ilegal segundo o artigo 148 do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe, expressamente, a realização de exames de direção veicular por entidades credenciadas ou empresas terceirizadas. 
“Com a contratação dos examinadores via seletivo, o Detran decreta o fim de outra terceirização ilegal implantada pelas gestões anteriores”, aponta o diretor geral do órgão, Antonio Nunes. “Nossa previsão é de que a partir de outubro, a aplicação da prova prática de direção seja feita apenas por examinadores contratados pelo Departamento”.
De acordo com o diretor geral do Detran, o aumento na oferta de vagas para exames de direção beneficia, principalmente, os candidatos que estão com o processo para obtenção da CNH prestes a vencer. “Ao perder o processo para tirar a CNH, o custo para os candidatos aumenta. Não queremos isso. Agora, o Detran passa a oferecer mais vagas para que os Centros de Formação de Condutores possam marcar com muito mais facilidade as provas para os candidatos” explicou o diretor.
Os processos acumulados para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação sempre foram um grande desafio para o Detran. De acordo com a coordenadora de Habilitação do departamento, Nazaré Nunes, em 2014, houve um alto índice de reprovação de candidatos, superior a 60%. “Só no primeiro semestre, 49 mil processos acumularam. Este ano, o número de processos caiu para menos da metade, apenas 22.551 processos estão acumulados, graças ao trabalho que a atual direção vem realizando para melhorar o serviço do órgão”, destacou Nazaré Nunes.
Convocação examinadores excedentes
Nesta quarta-feira (29), o Detran convocou, por meio do Diário Oficial do Estado, 20 candidatos excedentes do processo seletivo para examinador de trânsito, para preencher as vagas não ocupadas na primeira convocação dos candidatos aprovados. As 20 vagas remanescentes serão distribuídas entre as cidades de Caxias (4), Imperatriz (7) e São Luís (9). Duas são destinadas a pessoas com deficiência, uma na cidade de Imperatriz e a outra na capital.
Os convocados terão 15 dias, a contar da data da publicação da convocação no Diário Oficial do Estado, para comparecer ao Detran e apresentar a documentação exigida para a contratação.
A lista completa dos candidatos convocados está disponível para consulta no site www.detran.ma.gov.br

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe