sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Beneficiados pelo ‘CNH Jovem’ iniciam processo para emissão da carteira gratuita

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco


“Foi a realização de um sonho. Sempre quis ser habilitado e estava planejando guardar dinheiro para tentar tirar a habilitação no próximo ano, e agora, com o programa CNH Jovem será possível, já que não teria condições de pagar todo o procedimento”. A declaração é do jovem Railson Santiago Araújo, primeiro estudante beneficiado pelo programa CNH Jovem a realizar no Detran-MA o cadastro no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).
Assim como ele, centenas de participantes beneficiados pelo CNH Jovem, programa que concede gratuidade da Carteira de motorista a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas maranhenses, iniciaram, nesta quinta-feira (20), o processo para obtenção do documento.
Este ano, o CNH Jovem ofereceu 2.000 CNHs gratuitas, metade para estudantes com melhores notas no Enem de 2014 e as demais distribuídas via sorteio, realizado pela Loteria Federal. Em 2016, o programa irá oferecer 3.000 vagas no primeiro semestre.
A estudante Nídia Furtado de Oliveira, 18, ex-aluna do Liceu Maranhense, foi selecionada entre os mais de 22 mil inscritos no programa por meio das notas do Enem. A jovem veio com a mãe para realizar a inscrição e ficou muito satisfeita com a organização e o atendimento prestado pelo Detran, na capital. “Fomos muito bem atendidas. A página do CNH Jovem na internet também me ajudou muito a conhecer todo o programa, inclusive, os documentos necessários para a inscrição”, afirmou Nídia.
A mãe de Nídia, dona Rossane Furtado Oliveira, estava radiante com a conquista da filha. “Ela sempre teve vontade de ser habilitada, conversei com ela sobre a possibilidade de parcelar o valor para tirar a CNH, pois não temos como pagar de uma vez todo o procedimento. Graças ao programa, o sonho dela vai ser tornar realidade, o que me enche de orgulho e felicidade”, comemora.
O diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes, fez questão de conferir e parabenizar os estudantes que estavam realizando suas inscrições na sede do Departamento. “O objetivo do governo Flávio Dino com o programa é criar oportunidades para os jovens se tornarem bons condutores e incentivá-los a estudar. O Governo do Maranhão e o Detran-MA se orgulham em fazer parte dessa grande mudança na história do estado, por meio do CNH Jovem”, afirmou.
Para os estudantes, o CNH Jovem vai contribuir bastante para ingressar no mercado de trabalho. “O Governo do Estado acertou ao oferecer a oportunidade para jovens que realmente precisam e que, infelizmente, não têm condições de pagar os custos de uma CNH. Ganhamos a oportunidade de ter um diferencial na busca por emprego”, destaca Marília Eugênia Ferreira, 20.
Os estudantes contemplados pelo programa tem até o dia 30 de setembro para comparecer à sede do Detran, a um dos postos avançados na capital ou nas 15 Ciretrans estaduais para realizar a abertura do seu cadastro no sistema do Renach. O jovem contemplado perderá o benefício caso não se apresente durante esse prazo.
Após fazer o cadastro, o jovem é encaminhado para clínicas médicas credenciadas para se submeter a exames de avaliação psicológica e de aptidões física e mental. Se aprovado nos testes, poderá se dirigir, então, a qualquer Centro Formação de Condutores conveniados ao CNH Jovem para iniciar o curso para a obtenção da CNH.
Documentos exigidos para cadastro no Renach
- Original e cópias da Carteira de Identidade e do CPF (não precisa ser autenticada).
-Comprovante de residência, em nome do estudante ou de pais/responsáveis legais.
- Certidões negativas de ações civil e criminal das Justiças Estadual e Federal.
- Declaração escolar emitida pela Secretaria de Estado de Educação.
- Comprovante das notas obtidas no Enem 2014.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe