quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Eleições 2016: PSDB engole o PCdoB nas principais cidades do Maranhão

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco


Não é muito comum ver um partido que comanda o governo do estado perder espaços nas principais cidades para outra legenda que apenas compõe o governo.

Neste post queremos levantar uma questão interessante sobre as eleições municipais de 2016 no Maranhão, e de como o partido da social democracia brasileira, o PSDB, está ganhando cada vez mais espaços nos principais redutos eleitorais do estado. Muito mais além do que o partido do governador Flávio Dino, o PCdoB.

A articulação do Vice-governador Carlos Brandão (PSDB) e do ex-deputado Pinto Itamaraty em filiar bons nomes para disputar a eleição de prefeito na maioria das cidades está dando certo.

Só do final de 2014 pra cá já foram diversas filiações importantes, a exemplo de Luis Fernando Silva, ex-grupo Sarney, que figura como o próximo prefeito da cidade de São José de Ribamar. Além de LF, o partido tem convidado figuras importantes para a legenda, é o caso do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo.

Fora estes nomes, o PSDB já realizou atos de filiações em Santa Inês, agregando a ex-deputada e forte candidata a prefeita, Vianey Bringel; em Itapecuru, filiando o ex-vereador Jaymizinho; e em Pinheiro, Filiando Luciano Genésio. Essa articulação garantirá palanque ao presidenciável Aécio Neves em 2018, a principal intenção do partido.

O próprio Pinto Itamatary revelou ao titular do blog Bacabeira em Foco, em conversa reservada no ano passado, que a prioridade do PSDB é garantir palanque para 2018, e, que, por isso, lançará o máximo de candidatos a prefeito pelo Maranhão.

Em São Luis, capital do estado, o PSDB ainda não descartou a hipótese de lançar candidato próprio, apesar de a executiva nacional ter sinalizado interesse em haver candidatura própria em 2016 para fortalecer o projeto. O vice-governador e presidente estadual do partido tem tentado manter o PSDB na base de apoio à reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), enquanto outros membros preferem candidatura própria ou mesmo coligar com a deputada Eliziane Gama (PPS), partido aliado a Aécio Neves.  

O problema é que isso tem, de alguma forma, sufocado o PCdoB nos principais colégios eleitorais do estado, que, até agora, não realizou nenhuma filiação importante para a disputa do ano que vem, além de Talita Laci, de Raposa, que já fazia parte do quadro do partido desde 2012.

Apesar de ser governo na essência, o PCdoB não consegue acompanhar os passos e manter o mesmo ritmo do PSDB no maranhão. Só para se ter uma ideia, o PSDB continua sua saga e busca dos melhores nomes enquanto o PCdoB apenas promete legenda.

Em Rosário, cidade que faz parte da região metropolitana de São Luis, o PCdoB foi prometido ao pré-candidato Calvet Filho, com aval do próprio presidente do partido. No entanto, até agora é só conversas e nada mais. Diante disso, o PSDB não perdeu tempo e já teria oferecido a legenda para o jovem e promissor pré-candidato, que teve quase 10 mil votos para deputado estadual em 2014, fazendo dele o principal concorrente à prefeitura de Rosário.

Em Bacabeira também não é diferente. O prefeito Alan Linhares também estaria de saída do PTB, partido que já milita há alguns anos, por causa das eleições de 2014, quando ele (Alan) não apoiou os candidatos do partido, está deixando a legenda para se filiar em outra. Segundo informações, a intenção seria o PCdoB, partido de Flávio Dino, mas, segundo apurou o blog, por causa da burocracia, ele deve ir mesmo é para o PSDB, agremiação que já faz parte do seu governo em Bacabeira.


E dessa mesma forma acontece em vários outros municípios do estado.
Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

4 comentários:

  1. Principal concorrente em Rosário? Kkkkkkkkkkkk Não teve nem moral pra ficar com o PCdoB, mais antes ele virar tucano mesmo kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ontem li em um Blog local de Willame ter sido o privilegiado com sigla PC do B ação intermediada pelo deputado estadual Othelino.

    ResponderExcluir
  3. Willame não sabe nem de que lado fica. Não tem palavra, disse que sairia pelo PSB, depois fechou com o deputado Weverton Rocha que sairia pelo PDT e agora está forçando sua ida para o PCdoB. Não importa o partido que ele for vai perder a eleição mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal larga de falar besteira quem está procurando Willame Anceles são os partidos não é ele o PCdoB que quer Willame Angeles como candidato pela sigla inclusive o Deputado Orthelino Neto ja postou ate no facebook dele. Willem hoje não precisa de partido para ser prefeito de nossa cidade só de uma legenda.

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe