segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mobilização para as Conferências Municipais

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco


A Assessoria de Planejamento - ASPLAN da Secretaria de Estado da Mulher está auxiliando na coordenação das Conferências Municipais. A Chefe da ASPLAN, Lúcia Azevedo, afirma que está a frente da mobilização das conferências: "A Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Estado da Mulher encaminharam ofícios às prefeitas e prefeitos para que a gestão pública priorize a realização das conferências". A convocação gerou uma intensa movimentação durante toda semana na sede da Secretaria de Estado da Mulher no Calhau. Gestoras municipais vieram pessoalmente em busca de maiores informações para finalizar a construção das conferências nas suas cidades.
"É bom ver que as gestoras públicas e as conselheiras municipais estão mobilizadas para as conferências, ainda não encontramos nem um gestor contra a mobilização", finalizou a chefa da ASPLAN.
O tema da conferência é “Mais Direitos, participação e poder para as Mulheres” e possui o objetivo de promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial das mulheres, na formulação e no controle das políticas para as mulheres. O tema ainda propõe o fortalecimento na relação entre governo e sociedade civil para maior efetividade na execução e controle da Política Estadual para as Mulheres, estimular a elaboração e o fortalecimento de Planos Municipais e Estadual de Políticas para as Mulheres, levar informações e estimular a atuação conjunta de municípios e estado em torno de planos e metas comuns para as políticas para as mulheres, e ainda, eleger as(os) delegadas(os) que representarão o Estado do Maranhão na IV Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
A Secretaria de Estado da Mulher está a frente da coordenação executiva da Conferencia Estadual e presta assessoramento técnico para realização do evento nos municípios. Esta semana compareceram à sede da SEMU secretárias da Mulher dos municípios de Trizidela do Vale, Santa Rita, São Benedito do Rio Preto e Bequimão.
A Secretária da Mulher do Município de Santa Rita, Gessyanne da Silva Ferreira, veio em busca de informações e esclarecer dúvidas. “Recebemos o convite e informações para a realização da conferência e vim aqui tirar algumas dúvidas. Quando assumimos nosso conselho estava desarticulado, estamos reunindo e mobilizando a sociedade civil para juntas construirmos as políticas públicas para as mulheres no município”, finalizou Gessyanne.
Já o município de Trizidela do Vale já está com material pronto para a realização da Conferência: “viemos mostrar nossa mobilização e como já nos articulamos para conferência”, disse a Secretária da Mulher de Trizidela do Vale Vanuza Lopes, que veio acompanhada da assistente social Édila Calixto.
Os municípios que não possuem organismos de política para as mulheres, a SEMU vai realizar as conferências intermunicipais. Serão quatro: A Conferência de Pericumã em Pinheiro; Conferência de Gerais de Balsas em Riachão e a Conferência de Baixo Balsas em São Raimundo das Mangabeiras. As Conferências Municipais das Mulheres tem início dia 25 de agosto e vão até o dia 27 de setembro.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe