quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Realizada mais uma 'Semana do Encarcerado' em Rosário

Foi aberta na manhã da última segunda-feira 24, na Central de Custodia de Presos de Justiça - CCPJ de Rosário, a XVI edição da ‘Semana do Encarcerado’, evento realizado pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenciaria – SEJAP, e teve o tema “O Sistema Penitenciário Maranhense: os desafios de uma política estruturante e humanizado”. 

O evento deve se estender até a próxima sexta-feira 28 com uma vasta programação, elaborada pela direção da Unidade Prisional de Ressocialização de Rosário – UPR, focado na promoção da humanização da pena.

A solenidade de abertura das atividades da XVI semana do encarcerado aconteceu no pátio da unidade e contou com a presença da Prefeita de Rosário, Irlahi Linhares (PMDB); do Diretor Geral da UPR, Paulo Adriano Abreu; da Secretária Adjunta de Educação, Ana Rita Aragão; do Secretário de Esporte, Ezequias Amorim; Drª. Silvia Helena, representando a Supervisão de trabalho e renda da SEJAP e dos vereadores Sandro Marinho (PSD) e Nazareno Barros (PTdoB).

Vista anteriormente pela sociedade como um grande problema, por estar localizada dentro do perímetro urbano da cidade, a Unidade Prisional de Rosário vive hoje uma nova realidade. Tudo graças às ações planejadas que ofertam aos apenados e egressos, dignidade e respeito como pessoa humana.
Durante toda a semana serão desenvolvidas várias atividades como arte em grafite, corte de cabelo, oficina de artesanato em gesso e palito, palestras e, na sexta-feira, será realizado um campeonato de futebol de areia em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte.

Com total apoio da Prefeitura Municipal de Rosário, a unidade prisional hoje dispõe de uma sala de aula para a alfabetização dos presos, oficina de artesanato, onde são produzidas peças decorativas em gesso e palito de picolé, além de uma horta que produz vários tipos de hortaliças para o incremento da alimentação dos internos.

Atualmente a unidade prisional está com 96 internos, onde mais da metade desenvolve alguma atividade ocupacional na unidade.

(Da assessoria com alterações)

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe