terça-feira, 25 de agosto de 2015

Saúde Pública de Rosário será discutida com o Ministério Público

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



A Câmara Municipal de Rosário voltou a discutir a saúde pública do município de Rosário, na sessão realizada nesta segunda-feira (24), durante explanação de requerimento apresentado pelo vereador Pedrosa Necó (PSB).

O requerimento pede uma reunião de trabalho envolvendo as autoridades do município de Rosário, a exemplo da promotoria de justiça, prefeita, vereadores, secretários e conselho municipal de saúde, com prioridade para o Ministério Público em marcar a melhor data para discutir a possibilidade de reabertura do centro cirúrgico do único hospital público de Rosário, o SESP.

A ideia foi aprovada por todos os vereadores, já que vinham desde 2013 cobrando a reabertura do hospital.

O fechamento do único centro cirúrgico público de Rosário causou muitos prejuízos à prefeita Irlahi Linhares (PMDB), principalmente por causa das críticas e denúncias feitas por esse problema. O centro cirúrgico foi fechado pela Vigilância Sanitária do estado – VISA, onde, desde então permanece lacrado.

A reunião com o Ministério Público visa buscar meios para garantir a reabertura do centro cirúrgico do hospital, pois, voltará a beneficiar a população rosariense e até outros municípios da região, como Bacabeira, Cachoeira Grande, Axixá e Presidente Juscelino, que necessitam dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Desde janeiro de 2013 a população tem sofrido com essa situação, pois, na hora que precisam submeter-se por procedimentos cirúrgicos, como parto, por exemplo, tem que se deslocar para outros municípios que dispões dos serviços.

- “É de extrema necessidade que sejam alocados e mantidos recursos em caixa pelo ente estadual para a manutenção do hospital municipal, a fim de que sejam realizados procedimentos cirúrgicos, visto que a população clama por seus direitos e não aceitam mais percorrer outras cidades para serem atendidos,” disse Necó.

O requerimento também foi discutido por outros vereadores. Alguns deles voltaram a denunciar a falta de atendimento cirúrgico que já dura quase três anos em Rosário.

Alguns parlamentares chegaram até a brincar com o vereador Luis Carlos, o Kiko (PP), que tem viajado constantemente até a cidade de Peritoró levando pacientes para se submeter a procedimentos cirúrgicos simples.

Em 2014, o mesmo vereador Pedrosa Necó apresentou um projeto de Lei autorizando a prefeita Irlahi Linhares a criar o “programa Cirurgias Eletiva e exames complementares”. Na época, os vereadores, por unanimidade, aprovaram a proposta que foi encaminhada para o poder executivo rosariense para ser adequado, sancionado e posto em prática.

A data da reunião ainda será agendada pela promotora de justiça, Drª Maria Cristina Murillo.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo WhatSapp (98) 9965-0206

Um comentário:

  1. bando de abestado ta fechado por que ela quer . vão votar nela ai vai ficar mais quatro anos fechado

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe