sexta-feira, 11 de setembro de 2015

9ª Conferência Municipal de Saúde de Rosário...

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



A prefeitura municipal de Rosário, através da secretaria municipal de saúde realizou sua IX Conferencia Municipal de Saúde, realizada na última quinta-feira (10) no auditório da Primeira Igreja Batista – PIB, na cidade de Rosário.

A conferência teve o objetivo de avaliar a situação da saúde no município e definir diretrizes para fortalecer a participação da comunidade. A convenção também elegeu os delegados para conferência Estadual, que deve acontecer em breve.

A prefeita Irlahi Linhares (PMDB) alertou para importância do momento, já que a conferencia oportuniza mudanças, alterações e avanços na saúde pública. Ela salientou ainda, que é hora de avançar no sentido de criar estratégias. 

“Temos que ter mecanismos e a hora de pensar nisso é agora, juntos, numa conferencia como essa, que oportuniza a gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentarem propostas que depois de votas e aprovadas nas Conferencias Estadual e Nacional, se tornarão políticas públicas de saúde”, disse.

Irlahi citou ainda os avanços na saúde, como; A construção das Unidades Básicas e Academia de Saúde; reformas e ampliação dos postos e o atendimento na Unidade Mista de Saúde entre outros. 

- “Já avançamos muito na saúde do município, encontramos a Unidade Mista fechada, sem leito, cama, sem absolutamente nada Hoje funciona com 27 leitos, médicos, pediatras, ortopedistas, infectologistas, nutricionistas, fisioterapeuta, em fim, quero dar o melhor para minha gente, além disso, estou lutando para reabrir o centro cirúrgico, eu quero que nossas crianças nasçam em nossa cidade, que sejam rosarienses”, completou a gestora.

Mauricea Lopes, secretária de saúde de Rosário, ressaltou as ações e programas desenvolvidos pela Secretaria, destacando que a gestora está se empenhando para solucionar os problemas no sentido no avançar na prevenção das doenças e na humanização do atendimento.

O encontro seguiu com a expositora, Silvia Viana, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e técnica da secretaria de Estado da Saúde (SES/MA). A palestra foi voltada à saúde pública com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Rosariense”.

Além da prefeita Irlahi e do gestor de saúde de Rosário, secretários municipais, vereadores, presidente do Conselho municipal de saúde, da CIR, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, Agentes comunitários de saúde, agentes administrativos, profissionais de saúde bucal, núcleo de apoio à saúde da família também estiveram presentes na conferência.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

4 comentários:

  1. A prefeita Irlhaí disse: “Já avançamos muito na saúde do município, encontramos a Unidade Mista fechada, sem leito, cama, sem absolutamente nada Hoje funciona com 27 leitos, médicos, pediatras, ortopedistas, infectologistas, nutricionistas, fisioterapeuta, em fim, quero dar o melhor para minha gente, além disso, estou lutando para reabrir o centro cirúrgico, eu quero que nossas crianças nasçam em nossa cidade, que sejam rosarienses”

    Só quero dizer que seu nariz deve está crescendo até agora, e perguntar à senhora prefeita QUANTAS CRIANÇAS NASCERAM AQUI EM ROSÁRIO NOS ÚLTIMOS TRÊS(3) ANOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELA DEVERIA TER VERGONHA DE FALAR TANTA MENTIRA,A SAUDE EM ROSARIO TA PRECARIA,A PREFEITA DE ROSARIO VIVE BLEFANDO,CRIA VERGONHA NA CARA IRLAHI SEM NOÇÃO !!

      Excluir
  2. Tenho certeza de uma coisa, jamais se internaria ou levaria seus parentes para se servirem da saúde de Rosario

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe