sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Aged e SES participam de atividades no Dia Mundial de Luta contra a Raiva

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco


O Dia Mundial de Luta contra a Raiva, realizado todo dia 28 de setembro, é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva (ARC), com o apoio da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e da OMS (Organização Mundial de Saúde), para chamar a atenção das pessoas no mundo todo sobre os problemas causados pela raiva e sobre como prevenir essa doença. São centenas de milhares de indivíduos, tanto pessoas comuns como especialistas na área de saúde humana e veterinária, que se unem para apoiar a causa de combate à raiva.
Para este ‘Dia Mundial de Luta contra a Raiva’, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, com a parceria da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) com a sua equipe do setor de doenças nervosas, realizará segunda-feira (28), um dia de panfletagem na Praça Deodoro, para conscientizar a população sobre os perigos da raiva animal no estado.
O ‘Dia Mundial de combate à Raiva’, destaca o impacto da raiva humana e animal e promove a prevenção da doença através da informação e da vacinação animal. A raiva é uma doença infecciosa aguda do sistema nervoso central que afeta praticamente todos os mamíferos, incluindo os humanos. É causada por um rhabdovírus e é normalmente transmitida por meio da mordida de animais raivosos, já que o vírus se concentra na saliva. É uma doença que se previne por vacina, mas ainda é um importante problema de saúde pública.
A coordenadora do PNCRH-MA (Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros) da AGED, Sonivalde Silva Santana, fala sobre o trabalho da AGED no combate à raiva no estado e a participação da agência neste dia mundial contra a raiva. “Realizamos estratégias de atuação, fazendo o controle dos morcegos ‘hematófagosDesmondus rotundus’, vacinações de espécies susceptíveis, educação sanitária, associadas a outras medidas profiláticas de vigilância, e estaremos nesta segunda, dia 28, de mãos dadas com a secretaria de saúde, neste dia mundial de combate à doença”, explicou a coordenadora.
Inúmeros eventos marcam esse dia pelo mundo afora. Isso ilustra o reconhecimento da importância dessa campanha de conscientização para agir na prevenção e controle da raiva.
A AGED, por meio de suas unidades regionais em todo estado, realizará eventos, palestras educativas e outras atividades, durante todo o mês de setembro.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe