quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Bacabeira deve passar de 9 para 11 vereadores em 2017

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco


O município de Bacabeira já tem uma população que ultrapassa os 15 mil habitantes, querendo o IBGE ou não. Acontece que, diante disso, a Câmara Municipal da cidade precisa aprovar um projeto de lei aumentando o número de vereadores.

A legislação em vigor garante que, a cidade que tenha mais de 15 mil habitantes precisa ter um parlamento composto de 11 vereadores, e Bacabeira está enquadrada nessa contagem.

Mesmo que o senso feito pelo instituto brasileiro de geografia e estatística - IBGE tenha reduzido o número de habitantes no último senso realizado em 2010, quando o município estava no auge com a enganosa Refinaria, não acredito que, ao invés de crescer, a cidade tenha tido uma perda habitacional.

Só para se ter uma ideia, em 2012, a Câmara já poderia ter aumentado o número de vereadores, mas por causa da falta de atitude de quem a comanda, não passou.

Em 2015 acontece quase semelhante. O próprio titular do blog, que já foi vereador de Bacabeira entre os anos de 2009 a 2012, já fez o alerta no início deste ano ao presidente da Câmara, vereador Antônio Romualdo (DEM) sobre o assunto. No entanto, ele apenas disse que iria consultar a assessoria para saber o que fazer. Até hoje nada aconteceu.

Caso a Câmara decida se vai aumentar ou não o número de cadeiras, o presidente terá que fazer ainda este ano o projeto de resolução alterando a quantidade de vagas.

Itapecuru-Mirim

A Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim já alterou o número de cadeiras no município.

O projeto de lei que criou duas novas vagas no parlamento do município foi aprovado na última segunda-feira (21), durante a sessão ordinária daquele poder. Houve muita discussão, mas o PL foi aprovado e Itapecuru passará de 13 para 15 vereadores já em 2017.

Nesse caso, quem for eleito no ano que vem já está assegurado pela nova legislação municipal.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe