sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Em Bacabeira, DEM é considerado o ‘partido da morte’

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco


O Democratas (DEM), partido presidido pelo ex-prefeito de Bacabeira, José Venâncio Corrêa Filho, o Venancinho, é, até aqui, considerado o “partido da morte” entre todos que disputarão as eleições de 2016 na cidade.

A legenda quase sempre elegeu dois parlamentares para a câmara municipal de Bacabeira. Esse fato acontece desde o ano de 2004, quando mantém, até então, sempre dois vereadores eleitos na bancada.

Essa estatística pode se repetir mais uma vez no ano que vem, pois, além de já ter dois parlamentares, o partido ainda recebeu recentemente o atual presidente da Câmara de Bacabeira. O vereador Antônio Romualdo deixou o PTB para ingressar nas fileiras democrata após um pequeno esvaziamento do seu partido. Isso faz do partido um dos mais perigosos partidos do pleito do ano que vem.

Agora com três parlamentares, o DEM é o partido mais forte da cidade. Esse peso todo pode ser fatal para alguns que pleiteiam uma cadeira no parlamento bacabeirense.

Além dos vereadores Joaquim Neto (Meu Povo), Jovaldir Hugo (Deco) e Romualdo, o partido ainda tem os suplentes Vilmar e Carlito Oliveira, Além dos ex-vereadores Antônio Fucinho e Zezé.

Embora a votação desses nomes tivesse sido considerada ‘expressiva’ em 2012, o DEM não elegerá mais do que dois parlamentares, como de costume.

O cálculo não falha.

Mesmo faltando um ano para as eleições é possível saber que o parlamento bacabeirense vive em baixa na popularidade. Pesquisas recentes revelam que a população não está satisfeita com a produtividade de muitos vereadores dessa legislatura que iniciou em 2013.

Por conta desse baixo desempenho, podemos considerar que muitos dos que foram citados neste post não terão mais a mesma votação de antes. Muitos deles já até saíram de cena, enquanto outros tiveram queda de votos nas últimas eleições.

Quem deve disputar as duas cadeiras reservadas ao DEM são: Romualdo, Deco, Meu Povo, Vilmar e Carlito. No entanto, Romualdo leva vantagem por estar na condução do poder legislativo como presidente da Câmara e ter “bala na agulha”. Já a outra vaga será disputada pelos demais.

Dos Cinco, três sobrarão. Isso é fato. Um deles poderá ser até parlamentar de mandato, ou até dois. Em 2012 aconteceu a mesma coisa: O DEM reforçou e os vereadores Vilmar e Carlito perdera os mandatos para Deco e Meu Povo.

É preciso saber de uma coisa fundamental na política: Uma eleição é totalmente diferente da outra.

Mas, como diz o título da postagem, o DEM é o partido da morte.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe