terça-feira, 15 de setembro de 2015

Governo e prefeitura de Morros discutem turismo sustentável

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



Sustentabilidade no setor de turismo foi um dos temas do encontro entre gestores do Governo do Estado e do município de Morros na segunda-feira (14), em São Luís. Na reunião, a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade, e a comitiva municipal, liderada pela prefeita Francisca Silvana Malheiros, e pelo vereador de São Luís, Ivaldo Rodrigues, discutiram formas de incrementar o turismo sem provocar danos à natureza.
A prefeita disse que há uma preocupação do município com a ocupação massiva dos atrativos turísticos na cidade nos fins de semana e feriados. “Os visitantes são bem-vindos, mas precisamos de mecanismos que garantam a preservação das riquezas naturais”.
Delma Andrade destacou a importância dos encontros com os gestores municipais para o alinhamento de propostas. “A ideia é que os municípios conheçam os planos do Governo do Estado e, assim, possa haver mecanismos que auxiliem o desenvolvimento do setor turístico de acordo com a característica própria de cada localidade e pautada na sustentabilidade”.
Para o município de Morros, a secretária ressaltou iniciativas para que o governo local atraia o turista consciente. “Ele leva não só seu dinheiro, mas a valorização do que vê, dos sabores locais; ele viaja aberto a criar um vínculo a partir da troca intercultural”, explicou a secretária. .
A gestora também ressaltou a necessidade de um novo planejamento para a cidade, para que a geração de emprego signifique renda revertida diretamente para a comunidade e que a gestão eficiente de recursos naturais garanta a preservação do meio ambiente.
Ao final da reunião, ficou acertada a presença da secretaria em um encontro, no dia 25, em Morros, quando será criado o Conselho Municipal de Turismo. “O Governo do Maranhão está pronto para auxiliar todos os municípios a se desenvolverem, sendo assim, não mediremos esforços para auxiliar o turismo em Morros”, afirmou Delma Andrade.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe