quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Governos Federal e Estadual trabalham por preservação dos Lençois Maranhenses e Reserva do Gurupi

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco



A reserva biológica do Gurupi e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foram os principais temas da reunião entre o governador Flávio Dino e o presidente Cláudio Maretti, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nesta quarta-feira (9). A integração entre o Governo Federal e o Governo Estadual compõe o conjunto de ações para a preservação e conservação de importantes biomas brasileiros localizados no Maranhão.
O alinhamento entre o Governo do Estado e o Governo Federal aponta soluções para resolver questões de insegurança que vêm ocorrendo na Reserva Biológica do Gurupi, como o assassinato de dois conselheiros da comunidade, por facções criminosas. “Estamos unindo esforços para firmar acordos que resolvam desde questões fundiárias e de insegurança até o desenvolvimento de atividades econômicas para a região”, disse o governador Flávio Dino.
Diversas instituições federais e municipais unem esforços para conter a violência e as questões de regularização fundiária na Reserva Biológica do Gurupi. A Polícia Federal, o IBAMA, a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Incra e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) desenvolvem ações para combater o crime e garantir a plena conservação da Reserva Biológica.
“A Polícia Federal investiga os assassinatos, mas também estamos investindo em ações de inteligência que buscam entender as ilegalidades do mercado de madeira da região. A integração entre todos os institutos de terras do governo federal e estadual buscam soluções para as comunidades carentes que precisam de ações de reassentamento e incentivo às atividades econômicas”, disse Cláudio Marreti, presidente do ICMBio.
MAIS TURISMO
Durante a reunião, o Governo do Estado propôs ainda uma parceria com o Governo Federal para o desenvolvimento do Turismo no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Ao lado da secretária estadual de Turismo, Delma Andrade, o presidente Maretti aceitou o acordo em desenvolver, em parceria com o Executivo Estadual, ações de infraestrutura que incentivem ainda mais o Turismo na região.
“Queremos colaborar com o estado, pois temos o desejo genuíno de que maranhenses e turistas usufruam ainda mais desta maravilha nacional e internacional. Estamos dispostos a colaborar para que o Parque Nacional seja melhor equipado”, disse Maretti.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe