sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Projeto que altera número de vereadores entra em pauta na Câmara de Bacabeira

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco


O projeto de emenda à Lei Orgânica do município de Bacabeira que altera dispositivo do artigo 16, de autoria do poder legislativo, entrou na pauta de matérias da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta sexta-feira (25).

A matéria trata, exclusivamente, da alteração no número de vereadores no município de Bacabeira. A princípio o projeto foi elaborado pelo vereador Luis Vilaça (PTC), no entanto, os parlamentares entraram em consenso e decidiram incluir todos como autores da proposta.

O projeto foi lido em plenário pelo presidente da câmara e em seguida encaminhado para a comissão de Legislação e Justiça, que é composta pelos vereadores Deco (DEM), ‘Meu Povo’ (DEM) e Dineide Ramos (PR), presidente, relator e membros, respectivamente.

Pelo discurso no grande expediente, os membros da comissão já se anteciparam e se mostraram favorável à proposta, o que já é um sinal de que a comissão irá emitir um parecer positivo à mudança. Já os vereadores Tchabal (PSDB) e Martinho (PR) também sinalizaram que apoiam a proposta de 11 vereadores.

– “Estamos aqui para cumprir a legislação e nós vamos cumprir. Se a lei nos permite aumentar o número de vereadores, por que não aumentar”, disse o vereador Martinho.

Embora haja muita controvérsia com relação ao aumento no número de vagas na câmara, mas isso não culminará em mais gastos para o município, pois, a receita que é repassada hoje ao parlamento será a mesma, aumentando ou não o número de vereadores. Portanto, tanto faz ter nove, como onze, a despesa será a mesma.

A movimentação dos vereadores em relação ao dispositivo começou a partir do alerta do blog (Releia) que chamou a atenção dos parlamentares sobre a mudança.

O projeto deverá retornar à pauta na sessão da próxima sexta-feira, dia 02, e terá uma definição. Ou passa ou não passa.

Os presidentes da comissão provisória do PPS em Bacabeira, ex-vereador e secretário municipal de Meio Ambiente, professor Desterro e Mauro, estiveram na sessão e sinalizaram para que o vereador Dino (PPS) siga a orientação de votar favorável à matéria, já que, segundo informações, ele estaria com receio de votar a favor da alteração. Diante disso, o próprio PPS fez questão de acompanhar a tramitação e o desfecho final da proposta, inclusive, orientar o parlamentar da bancada a seguir a orientação do partido.

Outros partidos também estão de olho na pauta, já que são os principais interessados na mudança. Os presidentes do PROS, do PPS e PSC acompanharam a sessão e prometeram retornar na sessão que definirá se haverá aumento de 9 para 11 ou não.

Se aprovada, a mudança já passará a valer para a próxima legislatura de 2017 a 2020.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Um comentário:

  1. SÓ UMA PERGUNTA?

    ONZE PARA QUE?
    SE NOVE NÃO SERVE PARA NADA....

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe