terça-feira, 20 de outubro de 2015

Kátia Bogéa deixa a superintendente do Iphan após 34 anos

Kátia passou pelo governo Roseana Sarney José Reinaldo, Jackson Lago e Flávio Dino.

Por Rodrigo Santos
O Imparcial


Após 34 anos de trabalho no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogea deixa o órgão na próxima sexta-feira, 23, em São Luís.

A mudança partiu do deputado federal Waldir Maranhão (PP), atual 1º vice-presidente da Câmara Federal.

“O Deputado federal Waldir Maranhão solicitou o cargo em troca de apoio ao Governo Federal. Para mim chega, vou pedir a minha aposentadoria. Já dei a minha contribuição ao patrimônio da nação”, disse a superintendente Kátia Bogea.

Sobre apoio político, Kátia ainda disse, “Eu sou uma técnica, não me envolvo e nunca me envolvi com política partidária. Lamentável o que o país está vivendo”, concluiu.

Nossa reportagem procurou a assessoria do deputado Waldir Maranhão, mas até o fechamento desta matéria não tivemos respostas. 

A substituição no cargo será por Alfredo Costa, atual subsecretário das Cidades, indicado pelo parlamentar. A mudança de comando no Iphan do Maranhão foi ordenada em Brasília, num jogo do parlamentar com o Palácio do Planalto.

Ao longo dessas três décadas, 12 anos ela ocupou a função de superintendente. Kátia ainda deve entregar quatro obras antes de deixar o cargo. Duas do Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas, a Praça do Pescador e o Memorial da Fábrica Martins.

A superintendente está no cargo desde o governo Roseana Sarney (1999/2012), aos cinco anos de José Reinaldo Tavares, aos dois anos e meio do governo Jackson Lago, mais cinco anos de governo de Roseana Sarney e aos primeiros nove meses do governo Flávio Dino.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe