segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Pescadores de Bacabeira e autoridades debatem suspensão do pagamento do Seguro-Defeso

Por Daniel Mendes
Ascom Prefeitura de Bacabeira



Autoridades e pescadores de Bacabeira reuniram-se no último sábado, dia 24, no prédio da Igreja Católica, no centro da cidade, para discutir assuntos pertinentes à portaria interministerial nº 192/2015 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que suspende por 120 dias seguro-defeso. O encontro contou com a participação do vice-prefeito Arrumadinho, do deputado estadual, Edson Araújo, do secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amim, do secretário Municipal de Pesca, Ramon França, e da presidente da Colônia de Pescadores de Arari, Maria Rosa dos Santos Gomes, que também é membro da Federação de Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (FECOPEMA).

De acordo com a portaria, o benefício, no valor de um salário mínimo, concedido pelo Governo Federal ao pescador artesanal durante a proibição da pesca para preservação das espécies, está suspenso.

O deputado estadual, Edson Araújo, condenou a medida e reforçou que a mesma traz prejuízos imensuráveis às famílias que dependem unicamente da pesca. Segundo ele, mecanismos já foram tomados, em Brasília, por uma equipe de advogados, com o objetivo de suspender a portaria que prejudica os pescadores em todo país. “A Federação dos Pescadores do Maranhão foi a primeira federação do Brasil a protocolar, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), um mandado de segurança, com pedido de liminar, para suspender as medidas. Continuaremos reagindo politicamente contra essa portaria”, disse o parlamentar.

Em seu discurso, o prefeito Alan Linhares garantiu que o Executivo Municipal, através do secretário municipal de Pesca, Ramon França, dará total apoio para defender os interesses dos trabalhadores do setor pesqueiro. “É muito importante lutar pelos direitos dos trabalhadores. Quanto mais mobilizados e organizados estivermos, mais força teremos em Brasília. Não mediremos esforços para reverter a situação”, afirmou o gestor municipal.

Na ocasião, o vice-prefeito Arrumadinho, conhecedor das lutas da categoria, por possuir origem na pesca, também saiu em defesa contra a suspensão do pagamento do benefício. “Os nossos pescadores, aqueles que vivem e dependem da pesca, não podem ser prejudicados e para isso faremos tudo que for possível”, disse.

Maria Rosa dos Santos Gomes, da Federação de Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (FECOPEMA) e presidente da Colônia de Pescadores de Arari agradeceu o comparecimento em massa, principalmente, dos pescadores, além das autoridades, na mobilização em defesa do setor pesqueiro. “Contar com a presença da maioria significa que os pescadores estão unidos e têm força”, ressaltou.

Também estiveram presentes no encontro, o gerente-executivo e chefe de Benefícios do INSS, Juliano da Cruz, os vereadores Luís Villaça, Joaquim Lopes (Meu povo) e Jovaldir Hugo (Déco), secretários municipais e representantes do setor pesqueiro do município.


Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

4 comentários:

  1. Bacabeira deve exportar peixe, nunca vi tanto pescador kkkkkkkk
    Desses aí 99,5% não pescam nada e o máximo que já pescaram foi a avaliação escolar de alguém

    ResponderExcluir
  2. Essa foto diz tudo! como esse benefício é importante parar os políticos e presidentes de colônias de pescadores, o que deve ter de gente aí que recebe esse benefício indevidamente é fora de serie. não só em Bacabeira mais em vários municípios.

    ResponderExcluir
  3. Fico pensando como isso se tornou um meio de enriquecer e de aproveitadores de perpetuarem no poder, tanto político quando nestas instituições criadas para esse fim: GANHAR DINHEIRO FÁCIL.
    É lamentável saber que, além de Bacabeira, outras cidades vivem o mesmo dilema: PESSOAS CRIAM UMA ENTIDADE DE "PESCA" QUE NÃO PESCA NADA, SÓ PRA BARGANHAR ALGUM CARGO POLÍTICO, sem falar dos valores mensais que eles ganham as custas dos pobres associados, que não são pescadores. ISSO É BRASIL!

    ResponderExcluir
  4. Quanto a esse evento POLÍTICO disfarçado de REUNIÃO, foi outro 'tiro no pé', pois nenhum político estadual ou municipal pode reverter uma decisão federal. O seguro defeso está suspenso e pronto! Nem Alan, nem Arrumadinho, nem Edison Araújo e nem essa meia dúzia de aproveitadores ão ou podem fazer algo para mudar isso. ACORDA, POVO!

    ResponderExcluir

Acesse, comente, compartilhe