terça-feira, 3 de novembro de 2015

Governo participa de debate para reformulação do Ensino Médio

Por Jefferson Calvet
Blog Bacabeira em Foco


Com o objetivo de debater e propor medidas visando a reformulação do ensino médio que hoje é desenvolvido no Brasil, coordenadores educacionais de todos os Estados brasileiros e secretários de Estado da Educação reuniram-se em Manaus (AM), no último final de semana, no II Seminário do Ensino Médio. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Ao participar do seminário, a secretária de Estado da Educação do Maranhão, Áurea Prazeres, destacou a importância da discussão para reformular o Ensino Médio. “Além dos debates, estamos apresentando sugestões e um conjunto de propostas sugerindo inferências no Projeto de Lei, em tramitação no Congresso Nacional, que estabelece as diretrizes e bases da educação para instituir a jornada em tempo integral do Ensino Médio e dispor sobre a organização dos currículos em áreas de conhecimento”, ressaltou.
Durante dois dias de evento, coordenadores e supervisores de Ensino Médio de todo o País, discutiram e fizeram análises técnicas, seguidas de um debate nacional acerca dos tópicos que compõem o Projeto de Lei nº 6840/2013. A análise abrangeu discussões sobre Educação Integral, Áreas do Conhecimento, Contextualização, Língua Estrangeira, Distribuição do Currículo, Interdisciplinaridade, Transversalidade, Componentes Curriculares, Opções de Aprofundamento, Avaliação, Formação Docente e Formação Técnica Profissional.
A supervisora de Ensino Médio da Seduc, Eliana Pereira, informou que foram discutidas propostas como a possibilidade de composição do currículo com áreas optativas para o aluno, entre outras medidas. “Debatemos questões como o ensino com mediação tecnológica; a formulação de um currículo dividido por áreas do conhecimento; a proposta de semestralidade, além de ações específicas voltadas para um melhor desenvolvimento do ensino médio noturno”, explicou.
Para o secretário de Estado de Educação do Amazonas, vice-presidente do Consed e coordenador do Eixo-Reformulação do Ensino Médio, Rossieli Soares da Silva, a discussão é necessária. “Nos moldes de hoje, o ensino médio brasileiro tem apenas um caminho. Estamos trabalhando para mudar esse modelo 'engessado', no sentido de sua flexibilização. Precisamos que o ensino médio contemple as diversidades e que trabalhe com as possibilidades”, enfatizou.

Informações e vídeos podem ser enviados ao Blog Bacabeira em Foco através do e-mail:bacabeiraemfoco@hotmail.com ou pelo Whatsapp (98) 9965-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acesse, comente, compartilhe